Respostas
Explicação:
Introdução
O desenvolvimento do texto procurou relacionar os parâmetros de construção do conhecimento na Modernidade e a influência que teve na forma de ver e organizar a universidade. Para isso, os marcos teóricos do conhecimento que instrumentaram a ciência e a tecnologia na idade moderna foram analisados, bem como sua relação com a estrutura da universidade moderna originada a partir do modelo da Universidade de Berlim.
Em seguida são apresentados questionamentos atuais sobre tais paradigmas, bem como sobre a base em que se assentam esses questionamentos e, a partir deles, discutem-se as novas formas de se entender e produzir conhecimento numa época que estamos denominando pós-modernidade. A parte final aponta questões atuais para a universidade se levarmos em consideração essas mudanças paradigmáticas da construção do conhecimento.
Gostaria de deixar claro que o texto não apresenta uma nova verdade, nem pretende estar dizendo que há erros nesta ou naquela forma de se pensar e estruturar a universidade. A intenção é a de estabelecer a relação entre uma forma de entender os paradigmas da construção do conhecimento e sua influência no pensar a universidade, com outra forma de pensar e suas consequências.
Resposta:
Na Modernidade, o grande tribunal que determina a validade, a verdade e a existência do conhecimento é a Razão. ... Tal questionamento também vai suscitar, mediante a Razão, outro elemento constitutivo da Modernidade: a Subjetividade, i. e., a característica própria do sujeito na qual a Razão se manifesta.
Explicação:
Espero ter ajudado ✌️