"Mas existe uma tradição direta, transmitida de mestre a discipulo, e de discipulo a admirador ou copista, a qual vincula a arte do nosso tempo, cada construção ou cada cartaz, à arte do vale do Nilo de uns cinco mil anos atrás. Pois iremos ver que os mestres gregos foram à escola com os egipcios, e todos nós somos discipulos dos gregos. Assim, a arte do Egito reveste-se de tremenda importância para nós."
Gombrich
Sobre a arte egipcia, considere a leitura do texto, os debates e análises realizados em classe e assinale a alternativa corretas
a) irregularidade geométrica é a principal caracteristica da arte egipcia
b) A tarefa do artista consistia em produzir obras impermanentes
c) O artista produzia imagens compromissadas com a ideia de beleza
d) O estilo egipcio inclui na representação tudo o que considerava importante para o cumprimento de funções, via de regra, mágicas
e) O artista egipcio domina técnicas de movimento e profundidade.
Respostas
Resposta:
A resposta da pergunta e c)
Explicação:
espero ter te ajudado
Resposta: "Alguma forma de arte existe em todas as regiões do globo, mas a história da arte como um esforço contínuo não começa das cavernas do sul da França nem entre os índios norte-americanos. Não há uma tradição direta que ligue esses estranhos primórdios aos nossos dias, mas existe uma tradição direta , transmitida de mestre a discípulo, e de discípulo a admirador ou copista, a qual vincula a arte do nosso tempo, cada construção ou cada cartaz, à arte do vale do Nilo de uns cinco mil anos atrás. Pois iremos ver que os mestres gregos foram à escola com os egípcios, e todos nós somos discípulos dos gregos. Assim, a arte do Egito reveste-se de tremenda importância para nós." (E.H Gombrich- historiador de arte)
A citação acima evidencia a importância de conhecermos o legado artístico e cultural da civilização egípcia como forma de entendermos a arte dos nossos dias e suas relações entre passado e presente.
De fato, em muitos aspectos encontramos características da arte egípcia que se assemelham a arte produzida hoje em dia, mesmo depois de milhares de anos.
Por exemplo, na arte egípcia a religião estava presente em tudo e ainda hoje vimos que a função religiosa está presente em muitas obras de arte.
Pra começar os egípcios acreditavam na vida após a morte e na imortalidade da alma. Então toda a vida terrena girava em torno dessa outra vida (considerada a melhor!) que viria após a morte terrena.
Assim, ainda vivo, o faraó, considerado um ser divino, já se preparava para esse momento importante: a hora da sua morte, o momento em que voltaria para junto de seus deuses.
Então tratava logo de encomendar pinturas em papiros e em revestimento de paredes narrando como foi sua vida terrena - seus feitos grandiosos, suas habilidades, sua grandeza e poder.
Era de extrema importância que o falecido tivesse também em sua tumba uma inscrição explicando como seria sua passagem da vida terrena para a vida no além
C)