Respostas
Sforza (P/ o português: Força) foi uma família mecênica(1) italiana surgida no final do séc. XIV com o acrécimo do apelido Sforza por Alberico da Barbiano (Condottiere2(sing)] ao até então chamado Giacomuzzo (Muzio) Attendoli, fazendeiro / soldado mercenário em serviço a vários condottieri (plural),inclusive Barbiano, ficando como Giacomuzzo 'Muzzio' Attendolo detto 'Sforza' ou Muzzio Sforza. Seu filho, ilegítimo, proeminente politicamente foi Francesco Sforza, vindo a se tornar Duque de Milão em 1450 e iniciar o mecenato e ducado na família, tanto na arte como arquitetura.
A família Sforza era proeminentemente política mercenária agindo e reconhecidos como nobrez, a partir de 1450 com Francesco Sforza declarado Duque de Milão com apoio da família Medici de Florença, em uma Itália ainda não formada e onde ainda predominavam cidades-estado.
Sendo assim, a família poderia cobrar impostos e taxar o comércio, formando um banco, e assim ganhar o dinheiro a ser investido no mecenato, que em suma era para propagar e edificar o próprio estado e cultura da cidade onde viviam; ou seja, o mecenato era uma ferramenta de manutenção do estado e da nobreza da família mecena.
1Mecenas: Ricos e poderosos (políticos) patrocinadores e protetores de artistas e cientistas.
2Condottiere: Mercenário contratado;
Referências:
michaelis.uol.com.br
https://www.britannica.com/
https://www.geni.com/