Produza um texto (Mínimo 25 linhas) analisando o processo pelo qual passou os judeus há milhares de anos, a chamada diáspora judaica, além disso, relacione esse evento aos fatos que presenciamos no meio jornalístico, nas últimas semanas - os bombardeios na Faixa de Gaza. Reflita se é possível estabelecer uma relação entre eles.
Respostas
Resposta:
A diáspora judaica refere-se ao distanciamento forçado dos hebreus de sua terra natal – Israel – em razão das invasões de povos inimigos e, consequentemente, deixando-os dispersos em várias partes do mundo.
Os povos hebreus eram tradicionalmente organizados em doze tribos em torno de um reino monárquico, que era o de Israel. As tribos referiam-se a cada filho de Jacó, filho de Isaac e neto de Abraão, e constituía-se com um clã familiar. Os seus nomes eram: Rúben, Simeão, Judá, Zebulom, Issacar, Dã, Gade, Aser, Naftali, Benjamim, Manassés e Efraim, sendo Abraão e sua descendência, depois de um chamado divino, considerado o marco da fundação da nação hebraica.
Séculos depois, o reino dos hebreus se dividiu em razão de interesses políticos. Pode-se fazer uma analogia com os conflitos que desencadearam a queda do grandioso Império Romano.
Em 935 a. C., os interesses políticos se intensificaram entre os hebreus depois da morte do rei Salomão. Com isso, a unidade tribal se perde e forma-se dois reinos – o reino de Judá e o reino de Israel. Essa divisão ficou entre os dois filhos de Salomão - Roboão e Jeroboão.
Depois disso, as tribos de Benjamim e Judá foram governadas por Roboão, que constituiu o reino de Judá. Já as dez tribos restantes foram governadas por Jeroboão, que constituiu o reino de Israel.
Essa separação tornou os povos hebreus extremamente fragilizados aos ataques de inimigos. A partir de então, iniciava-se a saga da diáspora judaica. Continue lendo esse artigo e conheça as migrações dos hebreus pelas várias partes do mundo.
tá aí dnd =)