• Matéria: Português
  • Autor: jeff2119
  • Perguntado 4 anos atrás

ARTIGO DE OPINIAO
TEXTO: DISSERTATIVO-
ARGUMENTATIVO
•Introdução com tese
•Desenvolvimento com argumentação
•Conclusão

TEMA:DOAR SANGUE É UM ATO DE AMOR
20 LINHAS​

Respostas

respondido por: leticiafranciep8sbd6
1

É possível afirmar que todo o ser humano tem direito à vida e à saúde de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. No entanto, hodiernamente, são encontradas inúmeras barreiras para a execução desses direitos, como os desafios enfrentados para a efetivação da doação de sangue no brasil, que precisam ser solucionados. Assim, faz-se profícuo observar uma educação falha e os fatores históricos como pilares fundamentais da problemática.

 

  Inicialmente, é válido ressaltar que as dificuldades encontradas para a eficiência nas doações de sangue advém de um sistema educacional falho. Nesse viés, sob a ótica do educador Paulo Freire, a estrutura básica brasileira é pautada na educação bancária, a qual se enquadra nos padrões tradicionais de ensino, promovendo a memorização mecânica dos conteúdos apresentados. Nesse sentido, as escolas por possuírem uma metodologia arcaica, não trabalham os diversos dilemas sociais de forma acertada com os alunos, como a importância das doações e como torna-se um doador. Dessa maneira, os estudantes saem da instituição de ensino sem essa temática estar bem desenvolvida e trabalhada colaborando  para o desinteresse, para a desinformação e para problemas na formação de futuros possíveis doadores em decorrência dessa lacuna educacional e informacional.

Torna-se evidente, portanto, que os dilemas mencionados que dificultam o sistema de doação de sangue no Brasil precisam ser solucionados. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde a realização de ações para conscientizar e informar os mais novos sobre o sistema de doação. Isso deve ser feito através de palestras com os alunos e discussões sobre o tema com especialistas nas escolas. Essas iniciativas têm o objetivo solucionar dúvidas e formar futuros doadores conscientes sobre o processo de doação. Outrossim, o Ministério da Comunicação deve realizar propagandas nas mídias informando os cidadãos  sobre o funcionamento das doações a fim de que os mitos enraizados na sociedade sejam desfeitos e o número de doadores aumente. Diante do exposto, se tais medidas forem tomadas, a Declaração Universal estará sendo legitimada e as doações sanguíneas efetivadas.

respondido por: phyllipegabriel2008
0

Resposta:

É possível afirmar que todo o ser humano tem direito à vida e à saúde de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. No entanto, hodiernamente, são encontradas inúmeras barreiras para a execução desses direitos, como os desafios enfrentados para a efetivação da doação de sangue no brasil, que precisam ser solucionados. Assim, faz-se profícuo observar uma educação falha e os fatores históricos como pilares fundamentais da problemática.

Inicialmente, é válido ressaltar que as dificuldades encontradas para a eficiência nas doações de sangue advém de um sistema educacional falho. Nesse viés, sob a ótica do educador Paulo Freire, a estrutura básica brasileira é pautada na educação bancária, a qual se enquadra nos padrões tradicionais de ensino, promovendo a memorização mecânica dos conteúdos apresentados. Nesse sentido, as escolas por possuírem uma metodologia arcaica, não trabalham os diversos dilemas sociais de forma acertada com os alunos, como a importância das doações e como torna-se um doador. Dessa maneira, os estudantes saem da instituição de ensino sem essa temática estar bem desenvolvida e trabalhada colaborando para o desinteresse, para a desinformação e para problemas na formação de futuros possíveis doadores em decorrência dessa lacuna educacional e informacional.

Torna-se evidente, portanto, que os dilemas mencionados que dificultam o sistema de doação de sangue no Brasil precisam ser solucionados. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde a realização de ações para conscientizar e informar os mais novos sobre o sistema de doação. Isso deve ser feito através de palestras com os alunos e discussões sobre o tema com especialistas nas escolas. Essas iniciativas têm o objetivo solucionar dúvidas e formar futuros doadores conscientes sobre o processo de doação. Outrossim, o Ministério da Comunicação deve realizar propagandas nas mídias informando os cidadãos sobre o funcionamento das doações a fim de que os mitos enraizados na sociedade sejam desfeitos e o número de doadores aumente. Diante do exposto, se tais medidas forem tomadas, a Declaração Universal estará sendo legitimada e as doações sanguíneas efetivadas.

Explicação:

Perguntas similares