ACERVO MUSEU CASA DE CORA CORALINA Cora Coralina Ana Lins do Guimarães Peixoto Bretas é a grande poetisa do es- tado de Goiás, nascida em 1889. Em 1903, já escrevia poemas sobre seu cotidiano. Em 1908, criou com duas amigas o jornal de poemas femininos A Rosa. Em 1910, seu primeiro conto "Tragédia na roça" é publicado no Anuário Histórico e Geográfico do Estado de Goiás, já com o pseudônimo de Cora Coralina. Em 1911, conhece o advogado divorciado Cantídio Tolentino Brêtas. Vai para Jaboticabal (SP), onde nascem seus seis filhos: Paraguaçu, Eneias, Cantídio, Jacintha, Ísis e Vicência. Em 1928, muda-se para São Paulo (SP). Em 1934, torna-se vendedora de livros da Editora José Olympio que, em 1965, lança seu primeiro livro, o poema dos becos de Goiás e estórias mais. Em 1976, é lançado Meu livro de cordel, pela Editora Cultura Goiana. Em 1980, Carlos Drummond de Andrade, após ler alguns escritos da autora, manda-lhe uma carta elogian- do seu trabalho, a qual, ao ser divulgada, desperta o interesse do público leitor e torna a poetisa conhecida em todo o Brasil. Cora Coralina morreu em 1985. 6
1- O poema de Cora Coralina aprensenta uma ação que aparece em todo o texto. Que ação é essa ?
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
O poema "Mascarados", escrito por Cora Coralina, possui a ação de "semear", que aparece em todo o poema.
Os verbos são as palavras que indicam a ação do sujeito em uma oração em um tempo e espaço específicos. Os verbos de ação, como no caso de "semear", são aqueles que indicam uma ação, isto é, o próprio verbo exprime algo que foi feito pelo sujeito agente, seja um desejo, ação, acontecimento, etc.
O poema que começa falando de um personagem agricultor termina com um tipo de conselho aos mais jovens para que estes mantenham em suas vidas o otimismo, a justiça e a paz.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás