Respostas
Resposta:
Criticando os modernistas e a sua fé na razão iluminista, os autores pós-modernistas tendem a argumentar que a racionalidade é muito mais difusa do que o Iluminismo supunha, e que o conhecimento apenas pode ser entendido à luz do tempo, espaço e contexto social em que é construído por indivíduos e grupos.
Explicação:
A pós-modernidade
Os conceitos que são apresentados com relação à pós-modernidade:
A pós-modernidade inicia-se com um desencanto e desconfiança da razão porque a segurança e a confiança depositados na mesma se converteram em insegurança e desconfiança. Ao pós-moderno não preocupa qual é a realidade total; contenta-se com a parcialidade que momentaneamente percebe; refuta a Verdade Absoluta, a modernidade dogmática, os grandes relatos ou ideologias que sustentaram a modernidade.
A pós-modernidade coloca-se contra a crescente certificação e predomínio jurídico, contra a estetização da vida, o relativismo e a desaparição de toda orientação normativa.
Em síntese, a pós-modernidade é o novo estilo; corrente de pensamento na qual se vive após a crise da modernidade; consequência do desencanto da razão e dos grandes conceitos ancorados nela; da incredulidade nos grandes relatos que têm dado sentido à história, legitimando projetos ( sociais, políticos e econômicos) cujos resultados têm conduzido, em certas ocasiões, ao totalitarismo, à destruição e à conformidade.