as forças Rebeldes afegãs conhecidas como Mujahidin, eram grupos fundamentalistas islâmicos que estavam insatisfeitos com as reformas promovidas pelos comunistas no países.Os mujahidin tiveram amplo apoio dos EUA, que forneceu armas e treinamentos militar aos Rebeldes afegãos. Anos depois, parte desses fundamentalistas fundou o Talibã. Explique a atuação do Talibã no Afeganistão.
Respostas
Resposta:
a milícia Talibã assumiu o domínio de 90% do território nacional transformando a nação em uma teocracia islâmica, nos Estados islâmicos teocracia não há separação entre lei Religiosa e leis Civis. o Talibã é um grupo político que atua no Afeganistão e no Paquistão a milícia tem origem nas tribos que vivem na fronteira entre os dois países e se formou em 1994, após a ocupação Soviética do Afeganistão que durou de 1979 a 1989 e durante o governo dos também Rebeldes mujahedins, o Talibã tomou o poder governando o país de 1996 até invasão Americana em 2001.
O Talibã exerce grande controle no Afeganistão, sendo um grupo terrorista organizado que objetiva retirar componentes de outas nações de seus territórios, especialmente dos Estados Unidos e Europa, também chamados de invasores.
Como seguidores do islã, a imposição de sua religião é a meta máxima almejada, caracterizando-os como fundamentalistas e nacionalistas, pela suposta defesa de seus valores.
Seu modo operandi assusta e oprime os moradores que vivem sob seu cerco, onde a ameça de retaliações se faz constante, e há inclusive os ataques terroristas sem motivação aparente. As mulheres e as crianças são as maiores vítimas da opressão.
Fique por dentro do assunto:
https://brainly.com.br/tarefa/20452372
Bons estudos!