URGENTE ! 15 PONTOS.
A teoria evolucionista era dominante no pensamento social e político no século XIX quando outras teorias começam a surgir dentro dos estudos antropológicos. Cite a seguir quais são esses outros métodos de pesquisas e teorias estudadas pela antropologia para contrapor o evolucionismo.
Após citar esses outros métodos de estudo, descreva brevemente cada um deles.
Respostas
Resposta:
O resultado desse esforço intelectual está presente nas diferentes correntes da teoria social, que têm em comum o reconhecimento da diversidade cultural. Os métodos de pesquisa estudados para contrapor o evolucionismo são: Difusionismo, culturalismo, funcionalismo, estruturalismo e a Antropologia Interpretativa.
Difusionismo: é a rejeição da unilinearidade, ou seja, não admitia a ideia de um desenvolvimento constante e ascendente das culturas defendida pelos evolucionistas.
Culturalismo: as diferenças culturais seriam o resultado das trajetórias independentes dos grupos humanos. Assim, não indicariam uma hierarquia, mas as escolhas e experiências de cada sociedade.
Funcionalismo: um todo integrado, uma síntese de instituições responsáveis pela perpetuação da dinâmica social entre seus membros.
Estruturalismo: a cultura é um conjunto de sistemas simbólicos que atua de modo integrado e constitui a totalidade social. Logo, não é possível compreender uma cultura com base em elementos isoladamente considerados: ela só faz sentido como um todo, assim como uma língua só faz sentido no conjunto de sua estrutura gramatical, de seu vocabulário e de sua prática oral.
Antropologia Interpretativa: a cultura é um sistema simbólico, uma complexa ''teia de significados'' tecida pelos próprios seres humanos e da qual estes não podem se libertar.
Espero ter ajudado viu.
(: