Uma das queixas mais comuns e mencionada no cotidiano na clinica de um podologista é sobre a cromoníquia. Essa alteração ungueal pode ter inúmeras causas, que podem desencadear alterações na coloração normal do corpo da unha. É uma doença de alta complexidade e que você deverá identificá-la precocemente para auxiliar na melhora do quadro clínico. SANTOS, Jakelline Braga. Podologia Clínica Geral.Maringá - PR.: Unicesumar, 2021 1- Descreva os três tipos de cromoníquia citados na disciplina 2- Cite e descreva a patologia maligna que pode causar alteração na coloração do corpo da unha.
Respostas
Resposta: Página 60, 61 e 62 do livro Podologia Clínica Geral
Explicação:
1) Cromoníquia Amarela - Esta patologia esta relacionada a uma alteração no sistema linfático, causando alteração na drenagem. A unha, neste caso, cresce mais lentamente e aumenta a curvadura nas regiões laterais. Em alguns casos, pode acontecer a paroníquia, pois há a diminuição do eponíquio, o que a torna mais vulnerável, seguindo a isto, pode ocorrer onicólise.
Cromoníquia Azulada - Pode ocorrer na coloração azul e é causada pela ingestão de suplementos dietéticos com prata, mas outras causas podem ser observadas, como a exposição, no trabalho, á prata, em manipulação constante deste composto químico. Os pacientes que apresentam estas condições são diagnosticadas com argiria.
Melanoníquia - Se caracteriza pela alteração na coloração normal, podendo ser localizada em apenas uma região do corpo da unha. Também pode ser difusa, quando há acometimento de mais partes, podendo comprometer tanto a horizontal como a vertical da unha.
2) O melanoma Subungueal - É um tumor maligno que pode acometer uma ou mais unhas, com alto índice de metástase. As características do melanoma são: Algia constante, aparece subitamente, aumenta constante, coloração anormal da pele se estendendo em grande proporção, apresenta bordas irregulares, portanto é de suma importância encaminhar ao médico.
Resposta
A cromoníquia amarela
Explicação:
Pag; 60