Respostas
Resposta:
o que não pode faltar e o exercício
Resposta:
praticar exercícios físicos - sem abusos - faz bem à saúde. Entretanto, com o objetivo de ter um corpo escultural o mais rápido possível, muitos atletas (de final de semana ou não) podem prejudicar suas articulações.
A rotina de exercícios físicos e da prática esportiva traz diversos benefícios à saúde de forma geral. Reduzir o colesterol e a taxa de açúcar no sangue, fortalecer os músculos e articulações, além de controlar a hipertensão, diabetes e o peso são apenas alguns dos muitos benefícios à saúde.
Contudo, a prática de atividade física, da forma incorreta, pode acarretar prejuízos - em alguns casos irreversíveis - à coluna, bem como a outras articulações importantes do corpo humano, entre elas o quadril, os joelhos e os tornozelos, sem descuidar dos ombros e cotovelos.
Rodrigo Fazio, fisioterapeuta do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral e especialista em fisioterapia esportiva, explica que, se mal feitas, qualquer atividade física pode causar dano à saúde.
- Toda modalidade esportiva, cada uma com seu grau de impacto, pode acarretar problemas à saúde caso praticado incorretamente. Alguns esportes exigem demais do atleta, e, logo, caso o mesmo não esteja totalmente preparado para praticá-lo, os riscos também serão maiores - explica.
O especialista também destaca que o exagero e a falta de orientação são as principais causas dos problemas, prejudicando principalmente a coluna.
Os maiores riscos estão concentrados principalmente na coluna lombar seguida da cervical, região do pescoço. Em determinados casos as lesões musculares também aparecerem por excesso de treinamento e quando não existe o tempo devido de recuperação do músculo. Lembrando que todo atleta deveria realizar o treino específico de cada modalidade, buscando sempre a execução correta do movimento para que possa evitar lesões por treinamento...