Respostas
1) Como as diversas tradições religiosas organizam seus espaços sagrados?
Todas as religiões possuem seus espaços sagrados, seus templos, igrejas, capelas impregnados de símbolos, lugar santo, aonde o homem religioso vai com a sua comunidade construir uma relação com a divindade por meio de imagens, gestos, cantos, orações e rituais próprios.
2) Comente o que o texto fala sobre os espaços sagrados destas tradições:
a)igreja católica :as capelas e igrejas são decoradoras por vitrais e e santuário....
B)igrejas evagelicas:evagelicas são decorara dos por vitrais e símbolos que representa
C)religiões afro-brasileiro:terrero e nome de religiões afro brasileira
D)povos indigenas:povo indígenas são natureza,aldeias,casa reza,
E)judaismo:todos os sábados eles faz cultos...
F)muçulmanos: mesquita e um local oração ...
G)espiritismo: reuniões e estudo da. Doutrina dos seguidores do espiritismo.
3) Faça uma pesquisa sobre o espaço sagrado de uma tradição religiosa (Indígena, Afro- Brasileira, Hinduísmo, Budismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo ,etc.) descreva como é organizado este espaço e descreva os principais símbolos.
O Selo de Salomão é o maior símbolo do Judaísmo. Também chamado de Estrela (ou escudo) de Davi, representa os elementos do universo: água, fogo, terra e ar, sendo seus símbolos variações do triângulo. Mas não se pode afirmar que foi realmente o símbolo do Rei Salomão nem o do Rei Davi.
Cristianismo A Cruz foi adotada como símbolo pelo Cristianismo por causa de Jesus Cristo ter sido crucificado e representa a Santíssima Trindade: a extremidade superior representa Deus (o Pai) no Céu, a extremidade inferior representa Jesus Cristo (o Filho) na Terra e as duas extremidades horizontais representam o Espírito Santo. O símbolo usado pelo Cristianismo primitivo era o Peixe. Também já foi utilizado o Peixe em antigas tradições Babilônicas de Satanismo e Paganismo, podem ate ser comparadas ao chapéu que o Papa utiliza, que se chama .A forma da cruz varia de acordo com cada tradição, como a cruz latina, grega, copta, de Santo Antão, lábaro etc. Porém algumas culturas ligam as cruzes como forma de adoração paralelas.
O símbolo do Islã é a Lua Crescente com uma Estrela. A lua crescente e a estrela eram marca do Império Otomano, que durou do século XI ao século XX. Como o Islã era a religião do império, o símbolo passou a ser adotado pelos povos muçulmanos conquistados. Tal símbolo pode ser observado em branco na bandeira vermelha da Turquia, fato explicável, se levar-se em consideração que cerca de 99% da população turca são seguidores do islamismo. A lua e a estrela já eram utilizadas pelos bizantinos. Inicialmente somente a lua era utilizada, em referência à deusa romana Diana, sendo símbolo do Império Bizantino, mas no ano 330, devido a cristianização dos romanos o imperador Constantino acrescentou a estrela à medida que a patrona da cidade passaria a ser a Virgem Maria. Após a conquista muçulmana, o símbolo passou a considerar o significado próprio atribuído pelo Islão. Passou a representar a renovação da vida e da natureza visto que os muçulmanos seguiam um calendário lunar. Para alguns, a interpretação do símbolo remete ao casamento, a união da lua com a estrela D’alva. Para outros, as pontas da estrela indicam os cinco pilares da religião islâmica: oração, caridade, fé, jejum e peregrinação. O Islamismo é uma das principais religiões abra micas e foi criada pelo profeta Maomé, tomando como base os ensinamentos de outras religiões aramaicas.
Hinduísmo O Om ou Aum. é , além do símbolo do Hinduísmo, o principal mantra do Hinduísmo. Assim como muitos outros mantras, este também está presente no Budismo e no Jainismo e representa o tribute, isto é, o conjunto formado pelas três principais divindades hindus: Brahma, o Criador do universo; Vishnu, o Reformador ou o conservador do universo; e Shiva, o Destruidor (ou Transformador) do universo.