1. O que é uma estrutura geológica? 2. Como ocorreu o processo de formação geológica? 3. Que agente contribuiu para a formação da estrutura geológica? 4. Como são formados os Crátons? 5. Como se forma o dobramento moderno? 6. O que são bacias sedimentares? 7. Qual é a importância da Bacia Sedimentar?
Respostas
4)Eles se formam por meio de dois processos: sedimentação e erosão rochosa. No Brasil, encontram-se ambas as estruturas, por se tratar de uma estrutura geológica sem atividades vulcânicas, ou seja, com estabilidade tectônica.
6)Bacias Sedimentares são formações rochosas localizadas em áreas de depressões relativas ou absolutas, que acumulam espessas camadas ou estratificações formadas por rochas sedimentares.
Resposta:
1. as estruturas geológicas são grandes formações rochosas que servem de base para a origem e evolução dessas formas e, por isso, não podem ser vistas em uma simples observação da paisagem.
2. As formações geológicas se referem às formações e estruturas naturais no leito rochoso e no solo, geralmente criadas por processos geológicos extremamente lentos de idades variadas. Do ponto de vista humano, as formações geológicas podem ser consideradas partes permanentes e únicas da história geológica.
3. As rochas da crosta terrestre estão em constante processo de transformação, sendo modificadas pela ação erosiva de agentes externos (chuvas, ventos etc.) e agentes internos (erupções vulcânicas e tectonismo).
4. Os crátons são estruturas geológicas muito antigas e ricas em minerais metálicos. Esse tipo de estrutura é, basicamente, a porção das placas continentais, que durante um período mínimo de 100 milhões de anos não sofrem ações diretas do tectonismo e do vulcanismo, o que caracteriza a sua estabilidade.
5. Os dobramentos modernos – também conhecidos como cadeias orogênicas ou cinturões orogênicos – são estruturas geológicas que se originaram em virtude das ações do tectonismo e correspondem à formação de cadeias montanhosas, apresentando as maiores altitudes do planeta.
6. As bacias sedimentares são depressões da superfície terrestre presentes no relevo formadas por abatimentos da litosfera, nas quais se depositam ou depositaram sedimentos e, em alguns casos, materiais vulcânicos.
7. As bacias sedimentares são economicamente importantes, porque são responsáveis pelas fontes de energia fóssil, como carvão mineral e o próprio petróleo.