• Matéria: Biologia
  • Autor: biaaolivc
  • Perguntado 4 anos atrás

Conforme seus conhecimentos sobre as alterações endócrinas e metabólicas no jejum, assinale a alternativa INCORRETA:Opção única.

Em resposta ao jejum, o glicogênio hepático é prontamente consumido e a gliconeogênese hepática é ativada, utilizando como substratos aminoácidos, lactato e glicerol.

O Ciclo de Cori (ou Ciclo Glicose-Lactato) se refere ao processo de reciclagem do lactato no músculo, fornecendo esse substrato para produzir glicose pela via de gliconeogênese hepática.

No início do jejum há um estímulo a proteólise muscular, levando a degradação de proteínas não essenciais, principalmente pelo estímulo do Cortisol.

No jejum a curto prazo, a lipólise, com liberação de ácidos graxos e glicerol, ocorre devido aos níveis aumentados de Insulina, hormônio que estimula vias anabólicas no organismo.

Durante o jejum há ação de hormônios como Glucagon, Adrenalina e Cortisol, estimulando vias catabólicas como a glicogenólise, lipólise e a produção de glicose a partir da gliconeogênese

Respostas

respondido por: fabriciosouto751
0

Resposta:

c) c

confia na call pai q vai dá certo

respondido por: Danas
0

No inicio do jejum praticamente não há estímulo para a proteólise, mas para a lipólise, o organismo só busca a degradação de proteínas quando não há mais escolhas fáceis, então ele passa a facilitar a depleção de proteínas para gerar energia (alternativa C).

Jejum e sensibilidade à insulina

O jejum, além de aumentar a lipólise e também a produção de hormônios do estresse, também aumenta a sensibilidade à insulina, dessa forma o pâncreas é menos exigido e a insulina produzida se torna mais eficiente, diminuindo riscos de diabetes.

Venha estudar mais sobre jejum

https://brainly.com.br/tarefa/1517999

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares