O texto abaixo tem como tema central a posição política adotada pelo governo brasileiro, liderado por Getúlio Vargas, durante a Segunda Guerra Mundial. Leia-o e responda à questão.
Entre 1939 e 1945, travou-se a Segunda Guerra Mundial, envolvendo, de um lado, os Aliados e, de outro, os países do Eixo. Ao contrário da Primeira, a Segunda Guerra foi realmente mundial, com combates em todos os continentes e mares do planeta. Daí a importância estratégica do Brasil. A posição de Vargas perante a guerra foi de indefinição, ora pendendo para um lado, ora para outro. Em janeiro de 1942, o Brasil rompeu relações diplomáticas com os países do Eixo e, em agosto, declarou guerra. (Cláudio Vicentino e Gianpaolo Dorigo. História do Brasil, 2011. Adaptado.) Essa decisão do governo de Getúlio Vargas a) refletiu o posicionamento político antifascista do presidente e do Congresso, além de ser fundamental para a vitória dos Aliados no conflito mundial.
b) atrasou a industrialização do Brasil, devido às concessões feitas ao bloco dos Aliados, e aumentou a dívida externa e o déficit na balança comercial,
c) determinou a entrada dos Estados Unidos na guerra, uma vez que este país desejava ter o Brasil como principal parceiro econômico na América.
d) gerou uma contradição política, pois o Brasil vivia sob uma ditadura e, ao mesmo tempo, combatia regimes autoritários em países estrangeiros.
Respostas
respondido por:
4
Resposta:
d) gerou uma contradição política , pq na época da segunda guerra se passava no Brasil a ditadura do Estado Novo, essa contradição enfraqueceu o próprio regime que teve seu fim um ano após a guerra.....
drikka646:
obg
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás