6-0 Piauí é o estado brasileiro que apresentou um menor crescimento populacional entre os
anos de 2012 e 2018 em todo país, em que segundo o IBGE durante esse período, o
crescimento geral foi de apenas 1,6%.O Estado, segundo o IBGE, será a primeira unidade
federativa a sofrer uma redução em sua população, estimada para ocorrer a partir de 2032,
podendo alcançar uma queda de 10%, com uma população estimada em 2.948.119
habitantes. Quais fatores explicam essa possível redução?
R:
3
Respostas
Resposta:
"federativa" (e quaisquer palavras subseqüentes) foi ignorada, pois limitamos as consultas a 32 palavras
Explicação:
espero ter ajudado
Resposta:
• Migração dos piauienses
• População mais velhas, (com isso o número de natividade é menor)
Explicação:
Segundo o Supervisor de Documentação e Disseminação de Informações do IBGE no Piauí, Eyder Silva, atualmente a população do Piauí é de 3.220.000 habitantes, correspondente aos dados de 2017 da PNAD Contínua. “Tempos por um lado a redução da taxa de nascimentos e por outro o aumento na migração dos piauienses que vão para outros estados”, disse em referência ao crescimento de 1,5% na comparação com 2012, primeiro ano que foram coletados os dados da PNAD Contínua.
A PNAD Contínua mostrou que estados vizinhos como o Maranhão e o Ceará apresentaram crescimento populacional bem maior, com índices de 4,0% e 3,6% respectivamente. Distrito Federal, com 11,4%, e Amapá, com 11,1% lideram o crescimento populacional entre os estados. “Vai depender da economia piauiense no sentido de conter os movimentos migratórios”, disse Eyder Silva a ser questionado sobre uma possível taxa negativa para o crescimento nacional no futuro.
De acordo com a PNAD Contínua tem uma população de 60 anos ou mais de idade da ordem de 14,2%, e a população de 0 a 13 anos é de 21,1%. A pesquisa mostra que as mulheres são maioria com 51,8% da população, enquanto os homens representam 48,2%. Na distribuição por cor ou raça o IBGE divulgou que a população preta e parda somadas representam 79,4%, enquanto os brancos são 20,4%.