Respostas
Resposta:
sim!
Explicação:
A importância da escola no desenvolvimento humano
A instituição de ensino é fundamental na formação do cidadão
A escola é o lugar onde passamos boa parte da infância e da adolescência, não é mesmo? Nesse espaço fazemos importantes descobertas, aprendemos, conquistamos amigos, nos preparamos para a faculdade e para a vida adulta. Por esse motivo, é imprescindível entender a instituição de ensino como um ponto de apoio para o crescimento humano.
Você, no papel de pai ou mãe, deve observar o comportamento de seu filho, para identificar se ele está aproveitando ao máximo e da melhor maneira possível o ambiente escolar.
Educação além da escola
A escola tem o papel de transmitir conteúdo, mas também proporcionar um ambiente que estimule o desenvolvimento social do indivíduo. Nela é possível, por exemplo, colocar virtudes em prática, principalmente se for aplicado na infância. Isso deve acontecer de forma lúdica e leve, para que as crianças e jovens comecem a absorver os valores gradualmente e de forma natural.
Se práticas de cidadania forem aplicadas junto ao conteúdo escolar é melhor ainda. Um bom exemplo disso é a robótica aplicada nas escolas. Por meio de desafios, incluindo torneios, os estudantes têm a oportunidade de usar o conhecimento matemático e o raciocínio na programação de robôs, além de exercerem o trabalho em equipe, o empreendedorismo, a empatia, entre outros atributos.
Espaço de convívio social
Outra participação importante da escola no desenvolvimento humano é a oportunidade de conviver com muitas e diferentes pessoas. Essa interação com indivíduos que não fazem parte do núcleo familiar ensina que a sociedade vai muito além dos limites do domicílio e que o respeito deve ser dado a todos, sem distinção.
A instituição de ensino também deve proporcionar um ambiente agradável, de modo que a interação entre os estudantes e entre eles e funcionários seja sempre positiva. Práticas como esportes de atividades culturais também ajudam a integrar crianças e adolescentes.
Lembranças são fundamentais
Muito do que vivemos na escola nos acompanhará na memória até o fim da vida. Com certeza você tem boas lembranças dos colegas com quem você se divertia na hora do intervalo, daquele professor que o ajudou a entender uma matéria difícil ou daquele lugar que você considerava como sendo seu.
Portanto, é preciso que a instituição de ensino consiga proporcionar as melhores recordações possíveis a seu filho. Elas ficarão marcadas e podem contribuir na formação de quem ele será no futuro.
Então, fica a dica: conheça bem a escola do seu filho. Contribua para que ele guarde boas lembranças, exercite as suas virtudes e seja cidadão exemplar.
ESPERO TER AJUDADO!
Bom, a primeira coisa que vem a cabeça quando penso em escola é estudar. É lá que aprendemos a ler, e isso é importante para lermos aquela história em quadrinhos que gostamos; a escrever, que vai nos ajudar a fazer bilhetinhos para nossos amigos e a fazer contas, que vai ser importante para comprar um pão de queijo na cantina. Ah, e todos os outros conhecimentos adquiridos na escola podem ser utilizados durante toda nossa vida, seja no trabalho, na faculdade, em momentos de lazer ou em qualquer outro lugar.
Além disso, na escola fazemos diversas atividades que contribuem para o nosso aprendizado. As provas, que às vezes nos dão dor de cabeça, nos ajudam a tomar decisões sozinhos.Tem os trabalhos em grupo que nos ensinam a trabalhar em equipe. E ainda tem aquelas apresentações em que ficamos na frente da turma, que pode ser até vergonhoso, mas nos ensinam a expor a nossa opinião.
A escola também é um lugar onde podemos conhecer vários coleguinhas com personalidades diferentes: sempre tem aquela pessoa que é bem quietinho, tem uns que conversam com todos, outros que não emprestam nada e ainda aqueles que estão sempre prontos para ajudar. E claro, tem pessoas com as quais nos identificamos e queremos ficar próximo delas, porém, é muito importante que saibamos respeitar e conviver com todos, independente das diferenças.
Apesar de ser um local onde podemos aprender, brincar e fazer amigos, algumas crianças podem se sentir desconfortáveis em ir para escola. Isso pode ocorrer por vários motivos: por causa de uma matéria difícil,por não conseguir fazer amigos, problemas em casa ou até mesmo por não gostar de acordar cedo. Outro motivo é o bullying, que é quando uma pessoa te intimida, xinga, empurra ou até mesmo te bate, e isso pode te deixar muito triste e sem vontade de ir para a escola. É importante que você não aceite isso, e caso aconteça com você ou com um colega, converse com as pessoas da sua casa, um amigo ou com o professor. A escola é um lugar onde passamos boa parte do nosso tempo, portanto, deve ser um local de aprendizado e paz.