• Matéria: História
  • Autor: suaa300
  • Perguntado 4 anos atrás


6 - Sobre o iluminismo, é correto afirmar que:

a) criticava o mercantilismo, a limitação ao direito à propriedade privada, o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os indivíduos

b) defendia a doutrina de que a soberania do Estado absolutista garantiria os direitos individuais e eliminaria os resquícios feudais ainda existentes

c) propunha a criação de monopólios estatais e a manutenção da balança de comércio favorável, para assegurar o direito de propriedade

d) acreditava na prática do entesouramento como meio adequado para eliminar as desigualdades sociais e garantir as liberdades individuais

e) consistia na defesa da igualdade de direitos e liberdades individuais, proporcionada pela influência da Igreja Católica sobre a sociedade, através da educação.


7 - “A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão teria grande repercussão no mundo inteiro. ‘Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária. Os homens nascem e vivem livres e iguais perante a lei, dizia seu primeiro artigo; mas também prevê a existência de distinções sociais, ainda que somente no terreno da utilidade comum’…” Assinale a alternativa que identifica um dos artigos da Declaração que prevê a distinção a que o texto se refere.

a) “Os cidadãos de conformidade com suas posses devem contribuir com as despesas da administração pública.”

b) “A propriedade privada é um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável.”

c) “A garantia dos direitos do homem e do cidadão necessita de força pública que deve ser instituída em benefício de todos…”

d) “A lei só tem direito de proibir as ações que sejam prejudiciais à sociedade.”

e) “Ninguém pode ser molestado por suas opiniões, mesmo religiosas, desde que sua manifestação não perturbe a ordem pública…”


8- Sobre as Revoluções Burguesas, são feitas as seguintes afirmações:

I. Consolidam o liberalismo e marcam mudanças nas estruturas econômicas, políticas e sociais de suas respectivas sociedades.

II. Têm como base a defesa do Antigo Regime e iniciam a transição do feudalismo para o capitalismo.

III. Seus exemplos mais expressivos são: Revolução Inglesa (1644), Revolução Americana (1776) e Revolução Francesa (1789).

Assinale o correto.
a) Apenas as afirmações I e III são verdadeiras.

b) Apenas as afirmações I e III são falsas.

c) Apenas as afirmações II e III são falsas.

d) Apenas as afirmações I e II são verdadeiras.


9 - A crise política do Antigo Regime que antecede a Revolução Francesa foi acompanhada de uma crise econômica. A crise da indústria francesa, devido, em parte, ao tratado firmado com a Inglaterra, em 1786, compõe o conjunto de dificuldades daquele momento. Por esse tratado, os ingleses exportariam tecidos para a França que, por sua vez, exportaria vinhos para a Inglaterra. A crise econômica francesa se agravou ainda mais em função desse tratado porque

a) a interferência das condições climáticas sobre a agricultura na França reduziu a sua competitividade econômica em relação aos agricultores ingleses.

b) a excessiva cobrança de impostos sobre os vinicultores da França provocou uma retração da produção e consequente colapso desse setor.

c) o ritmo de produção dos melhores vinhos franceses era inferior à produtividade econômica dos vinicultores ingleses.

d) os ingleses descumpriram os termos do tratado, reexportando os vinhos franceses para vários países da Europa.

e) as indústrias francesas sucumbiram à concorrência, em seu mercado interno, da vigorosa indústria têxtil inglesa.


10- (PUC-RJ) Estendendo-se entre 1789 e 1799, a Revolução Francesa foi um período de intensa experimentação política e social que transformou de maneira irreversível as ideias e práticas anteriores, estabelecendo, assim, um marco de ruptura na história do mundo ocidental. Sobre esse período, considere as afirmativas abaixo:

I. A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão proclamou a liberdade e igualdade naturais dos homens.

II. A Assembleia Nacional Constituinte aboliu o sistema feudal, eliminando antigos privilégios da nobreza.

III. A sanção da Constituição Civil do Clero subordinou a igreja e seus sacerdotes ao Estado. IV. Durante a Convenção, a escravidão foi abolida nas colônias francesas.

ASSINALE:

a) Se todas as afirmativas estiverem corretas.

b) Se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

c) Se somente as afirmativas I, II e III estiverem corretas.

d) Se somente as afirmativas II e IV estiverem corretas.

e) Se somente as afirmativas I, III e IV estiverem corretas.

Respostas

respondido por: juliapaulaoficial
2

Resposta:

6) Letra C, criticava o mercantilismo, a limitação ao direito a propriedade privada,o absolutismo e a desigualdade de direitos e deveres entre os individuos.

7)  Letra A, a propriedade privada é um direito natural, sagrado, inalienável e inviolável.

8) A resposta correta é a D, I e III. Revoluções Burguesas são os processos históricos que consolidam o poder econômico da burguesia e também sua ascensão ao poder político. As Revoluções Burguesas foram: as Revoluções Inglesas do século XVII ( Puritana e Gloriosa ), a Independência dos EUA, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa.

9) Letra B

10) Podemos afirmar que a Revolução Francesa foi um dos principais movimentos revolucionários do mundo, ela trouxe inúmeras mudanças sociais, econômicas e filosóficas para o mundo no século XVII, assim, a letra A está correta.

Perguntas similares