Respostas
Como mudar um desfecho de um mal-entendido!!!
Evite as precipitações. Procure sempre se inteirar sobre o assunto.
Procure compreender os costumes dos locais que esteja visitando.
Evite os ruídos na comunicação (ambiguidade, nervosismo, tom da voz, neologismos, gírias em excesso, dentre outros)
Mal-entendido é uma questão de interação. Devemos ter em mente a maneira como queremos interagir com as demais pessoas e que imagem construímos todos os dias através de nossa comunicação. Evitando os mal-entendidos conseguimos compreender e aprender com o outro. Ninguém está livre de emitir uma comunicação ambígua e ninguém está livre de cometer um erro. O importante que você possa sempre esclarecer quando houver um mal-entendido e tentar observar se determinadas situações poderão gerar um mal-entendido
Explicação:
Bom, primeiro vamos entender este fenômeno da linguagem. Mal-entendido é uma uma interpretação equivocada, ou seja, você transmite uma mensagem, porém a pessoa entende, totalmente, diferente daquilo que você planejou transmitir. Isso pode gerar reações que levam a mágoas, ressentimentos e término de amizades e namoros.
O mal-entendido se baseia em outro fenômeno para surgir: o subentendido. Subentendidos são insinuações não marcadas por palavras, ou seja, são mensagens emitidas sem nada incisivo que marque o seu significado. Desse modo, quem escuta vai interpretar a mensagem se baseando em suas próprias crenças pessoais adquiridas durante a experiência de vida. Imagine, por exemplo, em uma aula em que esteja o ar-condicionado ligado na temperatura mais fria:
– Nossa que frio terrível que está aqui!
– Ahh, mas eu não vou desligar o ar não!
-Mas eu não falei isso, seu grosso!
Vejam que na situação acima a pessoa não pediu que o ar fosse desligado. Ela apenas disse que estava frio. Ela poderia estar pedindo que aumentasse a temperatura em vez de desligar o aparelho. No entanto, a outra pessoa subentendeu o que quis, baseando apenas em sua própria interpretação.
.......ESPERO ter ajudado........