• Matéria: Filosofia
  • Autor: rafaelbressan2004
  • Perguntado 4 anos atrás

2) Analise as afirmações a respeito do Segundo Discurso de Rousseau e, depois, responda:I) Rousseau "herda" de Hobbes uma discussão sobre o Estado de Natureza, mas, diferente de Hobbes, não entende que o espírito violento e belicoso sejam próprios do homem em Estado de Natureza, mas, ao contrário, do Homem fora desses Estado, ou seja, na condição de socializado.II) A racionalidade, a filosofia, a ciência e a civilização em geral, segundo Rousseau, tornam o homem mais solidário.III) Para Rousseau, o homem virtuoso é aquele que se aproxima da natureza. Mesmo assim, o homem, de todo modo é sempre diferente dos animais, porque tem uma liberdade de não cumprir o que dita a sua natureza, de poder abrir-se para uma infinidade de possibilidades de transformar sua natureza. A essa abertura, Rousseau dá o nome de "perfectibilidade" (perfectibilité)As afirmações verdadeiras são as seguintes: * A - II e III B - I e III C - Somente I D - Somente II E - I e II ​

Respostas

respondido por: Danas
0

Segundo o Discurso de Rousseau, as afirmativas corretas são:

A) II e III, apenas.

Rousseau e Hobbes não concordavam em diversos pontos, e esse era um deles, Rousseau sempre entendeu que o homem não é como os demais animais, e mesmo na natureza ele é diferente dos demais animais.

A racionalidade, a civilização, a ciência e filosofia levam os homens a se isolarem e se tornarem solitários, é algo real e notável na sociedade.

O homem virtuoso é aquele se aproxima da natureza, ao menos para Rousseau, já para Sade o homem não é virtuoso, já que ele é guiado por suas vontades.

Espero ter ajudado!

Perguntas similares