• Matéria: Filosofia
  • Autor: wilmanrios
  • Perguntado 9 anos atrás

O QUE DEFENDIA E CRITICAVA :
DENIS DIDEROT
BARÃO DE MONTESQUIEL

Respostas

respondido por: dandanrdc
265
Barão de Montesquieu- Defendia a divisão do poder em executivo, legislativo e judiciário como descreveu em sua obra espirito das leis... Criticou o absolutismo e o clero principalmente pelas suas interferências politicas.
Denis Diderot- Grande escritor contribuiu para a produção da primeira enciclopédia... Defendia os avanços cientifícos e tecnológicos da época, também defendia a eliminação da influencia teológica da igreja sobre a politica e sobre a educação da sociedade e criticou também o absolutismo.
espero ter ajudado!!!!

wilmanrios: GRATA, AJUDOU BEM!!!!!
respondido por: EduardoPLopes
12

Denis Diderot criticava o dogmatismo religioso e científico, o prejuízo do exercício dos direitos naturais e o Absolutismo enquanto forma de governo, tendo lutado contra estas instituições na sua época por meio da edição e publicação da Enciclopédia, livro que reunia conhecimentos práticos e ideológicos do período, defendendo a liberdade de ação e pensamento.

Já Montesquieu, que  também foi um pensador iluminista, centrava as suas críticas na instituição do Absolutismo, defendendo a divisão dos poderes do Rei em três esferas autônomas e independentes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e a política como baseada na participação dos governados, de modo que só poderíamos considerar Lei o que fosse proposto, debatido e votado pelo povo ou por seus representantes.

Mais sobre Diderot em:

https://brainly.com.br/tarefa/5465045

Anexos:
Perguntas similares