Por favor me ajudem ! É pra quarta ! ToT
Leia o texto a seguir:
Em 9 de março de 1500 o militar e navegador Pedro Álvares Cabral partiu do porto de Lisboa
comandando a maior esquadra já organizada pela sociedade europeia.
[...] Estava de regresso Vasco da Gama. Mas, como dizia D. Manuel aos Reis Católicos (da Espanha), “da seda, da especiaria e pedraria não trouxera logo tanta como puderam, por não levarem para isso tanta mercadoria como convinha”. Era necessário, pois, estabelecer larga e solidamente as bases do comércio. Para isso se organizou em 1500 a mais poderosa armada, que jamais partira para longes terras, a de Pedro Álvares Cabral. Largou ela a 9 de arco. Compunha-se de treze navios. Passaram a 22 pelas ilhas de Cabo Verde; e um mês depois avistaram terra. A 24 encontraram um bom porto. Cabral mandou rezar uma missa, no domingo 26, e erigir, no 1º de maio, uma grande cruz de madeira. Expedido um navio para Portugal, com a notícia do que se passara, zarpou a frota na direção da Índia.
Nas duas narrativas da viagem que possuímos, escritas por pessoas que seguiam nela, não se fala desse contato com o Brasil como de uma coisa muito imprevista. Ia na armada Duarte Pacheco, a quem dois anos antes D. Manuel “mandou descobrir a parte ocidental, passando além da grandeza do mar oceano, onde é achada e navegada uma tão grande terra firme, com muitas e grandes ilhas”, como escreve ele próprio.
O continente americano era já conhecido dos portugueses, não só antes de Cabral, mas até antes de Colombo; porém, por medo da concorrência estrangeira, guardava-se segredo rigorosíssimo sobre grande parte do que se fazia.
1-Avalie a constituição e os objetivos oficiais da esquadra comandada por Pedro Álvares Cabral.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
sua constituição e os objetivos são de conquista de terras e achar a índia pois ele tinha especiarias raras e ainda não se sabe porque um comandante de exercito fazia comandando a frota
marianagfg2009:
muuuuuuuuitissimo grata !
Perguntas similares
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás