• Matéria: Geografia
  • Autor: azeitonaverde71
  • Perguntado 4 anos atrás

Nos últimos meses, iniciativas em hidrovias, rodovias e ferrovias registraram algum avanço para a abertura da chamada saída Norte, ou Arco Norte, que poderá, segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), reduzir em mais de 30% o custo do frete da produção do Mato Grosso enviada ao exterior, o que possibilitaria um adicional de renda de 10% para o produtor de soja e de 20% para o de milho. Da porteira da fazenda até o porto, o custo do transporte da produção brasileira é mais de quatro vezes superior ao dos Estados Unidos.
Adaptado de O Globo, 14/03/2016. 

 Com a implantação dos projetos logísticos mencionados, a competitividade dos fazendeiros brasileiros será mais intensificada pelo seguinte fator:  

a) eliminação de impostos aduaneiros   
b) localização dos mercados consumidores 
c) qualidade dos artigos comercializados
d) rapidez do deslocamento das mercadorias​

Respostas

respondido por: juliellenluizcunha
3

A resposta correta é a Letra D: "rapidez do deslocamento das mercadorias".

A região centro-oeste apresenta grande destaque na economia brasileira pelo agronegócio. Os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás conseguiram maior desenvolvimento com a construção de Brasília. Entretanto, um dos fatores que se configuravam como obstáculo era o setor de transportes.

Por se localizar no interior do Brasil, os produtos da região Centro-Oeste tornavam-se mais caros por precisarem se deslocar por grandes distâncias até chegar aos portos brasileiros no litoral. Com as mudanças nas tarifas citadas no texto, os produtos agrícolas terão maior competitividade por ter transporte facilitado.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Perguntas similares