Respostas
Não deixe de registrar nenhuma informação. ...
Desenvolva um relacionamento saudável com clientes e fornecedores. ...
Faça uma análise de crédito eficiente. ...
Não demore a cobrar os inadimplentes.
Resposta:
1. Faça um controle diário das entradas e saídas
Um dos hábitos que mais contribuem para o descontrole nas finanças empresariais é a falta de monitoramento do fluxo de caixa. Em muitos casos, o problema só é percebido quando já está grande demais e difícil de ser revertido.
Comece a adotar a estratégia de controle diário do fluxo de caixa. Esse acompanhamento permanente previne surpresas desagradáveis e pode ajudá-lo a planejar ações de cobertura de crédito nos casos de não pagamentos.
2. Não deixe de registrar nenhuma informação
A gestão financeira de uma empresa é realmente complexa e repleta de responsabilidades e técnicas, mas não há como ignorar sua importância.
Uma das maiores dicas que podemos dar é a organização da movimentação de seu caixa. Isso significa que todas as despesas e receitas precisam ser registradas. Deixar algo de fora é o mesmo que atuar com um cenário que não existe.
3. Desenvolva um relacionamento saudável com clientes e fornecedores
A inadimplência empresarial é uma realidade do mercado brasileiro, e os empresários precisam aproveitar a chegada de um novo ano para intensificar suas ações de enfrentamento ao problema.
É importante estabelecer uma relação de parceria com seus clientes e fornecedores. Quando todos aprendem a atuar em conjunto, investindo em ajuda mútua, a cadeia produtiva se torna mais saudável e o endividamento deixa de ser um problema.
4. Faça uma análise de crédito eficiente
A análise de crédito é uma ação que precisa fazer parte da rotina de qualquer negócio. Afinal, a venda é apenas uma etapa de um processo que se encerra quando o cliente faz o pagamento dentro do prazo combinado.
Se você vende bem, mas não recebe o dinheiro, terá um fluxo de caixa negativo. Por esse motivo, é fundamental avaliar com atenção a capacidade de o cliente arcar com o compromisso assumido.
5. Não demore a cobrar os inadimplentes
Por fim, mas não menos importante, precisamos falar sobre a cobrança de inadimplentes. Por mais complexa que seja a situação, é preciso agir com profissionalismo e eficiência em prol da sua saúde financeira.
Explicação: