Releia o trecho do Código de Hamurábi reproduzido na página 46 e responda às questões:
b)O que as leis representam para uma sociedade? Qual é a importância desses registros para o historiador?
Respostas
O Código de Hamurabi foi o primeiro código escrito do mundo e refletia uma sociedade estamental e teocratica. Baseado nas Leis de Taliao ("Olho por Olho, dente por dente"), o Código de Hamurabi e um conjunto de leis para organizar e controlar a sociedade, criadas na Mesopotâmica, por volta do século XVIII a.c., pelo rei Hamurabi, o responsável por fundar o primeiro Império babilônico. Até o governo de Hamurabi , as leis que regulamentavamos direitos e os deveres dos babilônios eram transmitidas através da oralidade, sendo repassada de boca a boca.
(A) À sociedade babilônia era estratificada e desigual. A primeira e mais números classe era a dos "awilum", composta pelos proprietários, camponeses, artesãos e comerciantes; na posição intermediária, estavam os "mushkenu" , classe composta pelos homens semti-livres, entre livres e escravos, como os antigos escravos e a plebe; abaixo deles estavam os "wardu" a classe dos escravos, resultante da guerra e também determinada pelo nascimento, da hereditariedade.
(B) As leis assim como pinturas; e outros documentos são fontes histórias primárias. Sua importância reside na interpretação do registo do passado.