(Uepb 2013) [...]
Inté mesmo asa branca
Bateu asa no sertão
Entonce eu disse adeus rosinha
Guarda contigo o meu coração
Hoje longe muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cai de novo
Pra mim vortá pro meu sertão [...]
O Sertão, na forma como os compositores utilizam nas estrofes transcritas acima, pode ser definido como:
A) Paisagem, pois nos remete a cenários distintos: o cinza e a desolação da estação seca, que afugenta a asa branca e o verde e vivaz do período chuvoso das plantações e que traz de volta o migrante.
B) Território, pois remete um espaço de controle das elites políticas e econômicas que se utilizam do discurso da seca para tirar proveito em beneficio dos seus interesses e continuar a exercer o poder sobre este espaço.
C) Região, delimitada pelo critério exclusivamente econômico, que tem na divisão territorial do trabalho o papel de fornecedora de mão de obra desqualificada para o Centro-Sul do pais.
D) Região, pois se refere à área delimitada pelo clima semiárido de ocorrência da caatinga e sujeita às secas periódicas, mas também tem o sentido de lugar, pois, ao se referir ao "meu sertão", o autor demonstra o sentimento de pertencimento e de identidade para com esta parcela de espaço.
E) Espaço, pois a dinâmica populacional está presente através da migração do sertanejo que vai para outras regiões produzir bens e transformar as paisagens distantes, mas também se reproduzir enquanto força de trabalho.
Respostas
respondido por:
4
Alternativa correta:
D) Região, pois se refere à área delimitada pelo clima semiárido de ocorrência da caatinga e sujeita às secas periódicas, mas também tem o sentido de Lugar, pois, ao se referir ao “meu sertão”, o autor demonstra o sentimento de pertencimento e de identidade para com esta parcela do espaço.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás