Revolução Gloriosa
[...] A Europa assistia à formação de uma monarquia constitucional, ou seja, o rei poderia permanecer no trono, mas com poderes reduzidos. Outra consequência dessa revolução foi o fortalecimento da burguesia no poder inglês. Com a Revolução Gloriosa, os burgueses dispensaram o apoio real, ao contrário do que se viu na transição da Idade Média para a Idade Moderna, ocorrida 200 anos antes, quando a burguesia apoiou a formação dos Estados nacionais na Europa e o poder dos reis.
O Parlamento, predominantemente calvinista, e representantes da burguesia abriram espaços para a aprovação de leis que beneficiaram a economia burguesa e lançou as sementes para a fundação da Revolução Inglesa poucas décadas depois. [...]
Com base nesse texto, a Revolução Gloriosa, última fase da Revolução Inglesa, representou
A) a aceitação católica das práticas capitalistas no Governo.
B) a adoção de privilégios de hereditariedade entre setores populares.
C) a inclusão de benefícios econômicos para setores populares.
D) o fim das práticas absolutistas que regulamentavam a sociedade.
E) o restabelecimento dos laços feudais dissolvidos na Idade Moderna.
um conflito religioso.
um tratado comercial.
uma ação política internacional de orientação militar.
uma necessidade de expansão de ideias democráticas.
uma prática diplomática organizada.
c) Uma ação política internacional de orientação militar.
Respostas
Resposta: D- O fim das práticas absolutistas que regulamentavam a sociedade
Com base nesse texto, a Revolução Gloriosa, última fase da Revolução Inglesa, representou o que está apresentado na letra D) o fim das práticas absolutistas que regulamentavam a sociedade.
A Revolução Gloriosa foi uma revolução burguesa na Inglaterra, ocorrida em 1688, que foi responsável por acabar com a dinastia Stuart no poder.
A Revolução Gloriosa, fase final da Revolução Inglesa, também foi responsável pelo fim do absolutismo no país, uma vez que a monarquia agora passaria a ser constitucional, havendo limitações quanto ao seu poder em relação ao parlamento.
Atualmente, o parlamento inglês é correspondente ao corpo legislativo supremo do Reino Unido, ou seja, o parlamento possui poder soberano.
Nesse processo, houveram fenômenos históricos que contribuíram para a elaboração e consolidação do modelo atual, como a Magna Carta, que auxiliou a consolidação da monarquia constitucional parlamentar, uma vez que foi um documento exigido pela própria população, com o objetivo de limitar os poderes da monarquia. Posteriormente, a Declaração de Direitos de 1689 surge para reafirmar as limitações às ações da Coroa em relação ao parlamento.
Veja mais sobre a Revolução Gloriosa em:
https://brainly.com.br/tarefa/39070604