A - Você sabia que a escravidão continua sendo praticada no Brasil? Dê sua opinião.
B - Que elementos na história de Antônio indicam que se tratava de trabalho escravo?
C - O que poderia ser feito para pôr fim a essa prática? Justifique
Respostas
Resposta:
A - " Antônio morava no Maranhão e precisava de trabalho. Até que ficou sabendo que uma propriedade estava recrutando peões. Ele se interessou e foi com mais 41 trabalhadores para o local do serviço. Chegando lá, foi vendido por R$ 80,00 ao fazendeiro Miguel de Souza Rezende. Ele passou a trabalhar na derrubada da mata e na limpeza do pasto. Dormindo em barraco, passando fome, sem dinheiro para enviar à família e ainda devendo ao armazém da fazenda, decidiu fugir. Mas o cantineiro avisou: “Não faça isso, que eles te matam”, referindo-se aos muitos jagunços armados que rondavam a fazenda. Um colega de Antônio fugiu e o grupo chegou a ouvir tiros à noite. As condições a que Antônio e seus companheiros foram submetidos – pressão física ou psicológica, sob pretexto de dívida, comprometendo a liberdade de ir e vir – é o que defensores dos direitos humanos, sindicalistas, funcionários do Estado e pesquisadores chamam de trabalho escravo."
-
Os pontos que indicam seu trabalho escravo estão bem evidentes. Logo no início é possível perceber que Antônio "foi vendido por R$ 80,00 ao fazendeiro". Logo em seguida é possível notar também que quem tentasse fugir seria morto. Outro ponto importante é que, embora busca-se enviar dinheiro para sua família, Antônio não recebia para tal.
B - Unir a sociedade contra as mazelas feitas pelo Estado. A busca por políticas afirmativas e a promoção de empregos.
Com base no texto: "A escravidão contemporânea" é possível notar diversas problemáticas que afetam nossa sociedade, pois às relações de trabalho, são subjugadas através da exploração, fato este em que as pessoas são forçadas a exercer uma atividade contra sua vontade, sob a ameaça de indigência, detenção, violência ou até mesmo a morte.
Seguindo esta linha de raciocínio, é preciso destacar que muitas dessas formas de trabalho podem ser acobertadas pelo sistema empregador,e, embora quase sempre impliquem o uso de violência a escravidão moderna inclui todas as formas de escravidão e precisa ser combatido imediatamente através de manifestos e políticas que forneçam respaldo a esses trabalhadores.
Explicação: