Por necessidade e resistência, falando línguas diferentes, oprimidos pela violência cotidiana e submetidos ao trabalho excessivo, os africanos escravizados estabeleceram um processo contínuo de atualização da memória coletiva e um imaginário comum. Dessa forma, suas variadas crenças, mitos, ritos, formas de adorno corporal, música, dança e culinárias, entre outros saberes, foram preservados e renovados por meio:
(A) de um contato permanente entre o homem e a arte, suas de linguagens e visões de mundo, onde uma interage com a outra, transformando-se constantemente.
(B) de estratégias que incluíam práticas escondidas, linguagem codificada e adaptação às expressões estéticas dos portugueses e indígenas, em um processo de mestiçagem que constituiu a cultura brasileira.
(C) da comunicação de saberes que acompanham os negros escravizados, desde a África, os quais trouxeram consigo, expressões artísticas limitadas, mas de muito valor artístico e cultural.
(D) da luta entre grupos de negros e brancos, que visavam o domínio de territórios dos dois lados do Atlântico.
(E) da ruptura da relação entre identidade cultural e território, que impulsionou a constituição de uma cultura mesclada que une as populações negras de todo o mundo.
Respostas
respondido por:
1
Resposta:
a resposta é a letra b:
de estratégias que incluíam práticas escondidas, linguagem codificada e adaptação às expressões estéticas dos portugueses e indígenas, em um processo de mestiçagem que constituiu a cultura brasileira.
Explicação:
espero ter ajudado, blz
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás