A Educação Física Adaptada é uma área da educação física que tem como objeto de estudo a motricidade humana para as pessoas com necessidades educacionais especiais, adequando metodologias de ensino para o atendimento às características de cada aluno com deficiência, respeitando suas diferenças individuais. Para Cidade e Freitas (2002) a Educação Física Adaptada para pessoas com deficiência não se diferencia em seus conteúdos, mas concebe técnicas, métodos e formas de organização que podem ser empregados. Dentro desse contexto, não existe uma receita pronta para aplicar as atividades, mas sim, um grande processo de estudo e planejamento por parte do profissional.
CIDADE, R. E.; FREITAS, P. S. Educação Física e Inclusão: considerações para a prática pedagógica na escola. Revista Integração, Brasília, a. 14, ed. esp., p. 26-30, 2002.
Tendo em vista as discussões estabelecidas acima, analise as afirmativas abaixo que se caracterizam como formas ou técnicas de abordar e aplicar as atividades de forma inclusiva.
I. Oferecer opções de escolha entre as variáveis de adaptação para a pessoa com deficiência.
II. Evitar a aplicação de atividades adaptadas que acentuam a aparência ou percepção das diferenças entre os participantes.
III. Assegurar a participação da pessoa com deficiência nas atividades, mesmo que seja necessária assistência física.
IV. Possibilitar que o aluno com deficiência selecione o tipo de equipamento, as modificações de regras ou alterações no ambiente considerando às suas necessidades.
V. Estimular a pessoa com deficiência a participar das decisões relativas às variáveis de adaptação. Dentro desse contexto, é preciso considerar a aceitação ou não das atividades e modificações por parte do interessado.
É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
1, 3 e 5 são bons métodos.
Explicação:
Espero ter ajudado!
respondido por:
1
Resposta:
III e IV, apenas
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás