Você conhece algum medicamento que possa evitar doenças provocadas por vírus?O que são os vírus?
Respostas
Resposta:
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
DOENÇAS E PATOLOGIAS
As doenças causadas por vírus provocam, em geral, febre, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite e indisposição. Não costumam possuir medicação específica para tratamento.
As doenças causadas por vírus, também conhecidas como viroses, acometem várias pessoas todos os anos, e são bastante conhecidas pela população. Existem viroses que são relativamente simples, como os resfriados, e outras que desencadeiam quadros mais graves, existindo, até mesmo, doenças sem cura, como é o caso da Aids.
Os vírus são organismos que se caracterizam por se reproduzirem apenas no interior de células, sendo, por esse motivo, conhecidos como parasitas intracelulares obrigatórios. Ao parasitar as células, os vírus podem desencadear doenças, provocando diferentes sintomas. Os sintomas dessas doenças podem ser resultados de diferentes processos, como a liberação de enzimas dos lisossomos após a destruição de uma célula, ou ainda em decorrência de componentes tóxicos presentes no parasita.
que afeta pele e mucosas. Alguns tipos de HPV estão relacionados com o câncer do colo do útero.
→ Sintomas
Ao invadir uma célula, que pode ser de qualquer organismo vivo, os vírus podem desencadear doenças. No ser humano, essas doenças são muito comuns e geralmente causam febre, dor de cabeça e no corpo, falta de apetite e indisposição, sintomas relativamente inespecíficos.
Dores no corpo, indisposição, falta de apetite e produção de coriza podem indicar um resfriado.
Os sintomas das viroses, por serem muito parecidos entre si, dificultam um diagnóstico preciso. É por isso que, ao procurar um médico, com o quadro clínico descrito anteriormente, recebemos rapidamente o diagnóstico de uma virose. É importante, no entanto, sempre a realização de exames mais específicos em casos de sintomas intensos e que persistam por muito tempo.
Algumas doenças causadas por vírus, no entanto, desencadeiam alguns sintomas mais específicos e que ajudam em um diagnóstico mais preciso, tais como:
Icterícia: é um sinal clínico que se caracteriza pela coloração amarelada da pele e das mucosas. A hepatite é uma doença viral que pode desencadear esse sintoma.
Bolhas vermelhas que coçam muito: podem ser observadas, por exemplo, em quadros de catapora.
Paralisia: pode ocorrer em casos de poliomielite.
Inchaço e dor nas glândulas salivares: são muito comuns em casos de caxumba.
Verrugas genitais: são um dos sintomas causados pela infecção pelo HPV.
Manchas vermelhas no corpo: podem, juntamente com outros sintomas, auxiliar no diagnóstico de problemas como zika e rubéola.
Coriza: sintoma também conhecido como “nariz escorrendo”, pode ser um sinal de gripe ou resfriado.
→ Tratamento
Para o tratamento das viroses, na maioria dos casos, o médico indica medicamentos que visam controlar os sintomas, como febre, dores, enjoos e vômitos. Isso se deve ao fato de que a maioria das doenças causadas por vírus não possui um medicamento específico para seu tratamento. Também é recomendado que o paciente mantenha repouso, hidrate-se bastante e cuide de sua alimentação. Geralmente, os sintomas de uma virose desaparecem em pouco tempo, entre três e sete dias.