Qual o tema comum a ambos os textos? “A canção do africano”, de Castro Alves [...] "Aquelas terras tão grandes, Tão compridas como o mar, Com suas poucas palmeiras Dão vontade de pensar ... "Lá todos vivem felizes, Todos dançam no terreiro; A gente lá não se vende Como aqui, só por dinheiro". O escravo calou a fala, Porque na úmida sala O fogo estava a apagar; E a escrava acabou seu canto, Pra não acordar com o pranto O seu filhinho a sonhar!
Romantismo
Desilusão
Escravidão
Respostas
Resposta:
Escravidão
Explicação:
confia
ESCRAVIDÃO (ALTERNATIVA 3)
Castro Alves, poeta conhecido como "poeta dos escravos", nasceu em 1847 e se dedicou à Terceira Geração Romântica no Brasil. Seus escritos destinaram-se a criticar as mazelas sociais no período em que a escravidão ainda era vigente no País.
Beirando entre o Romantismo e o Realismo, Castro Alves escrevia sobre as injustiças e os problemas sociais da sua época. Ao estudar Direito, conhecera as leis e a injustiça de perto e com a Literatura pôde se mostrar indignado com a desigualdade em suas poesias.
Sua poesia social traz ao leitor uma sensação de inquietude e desconforto, pois descreve a vida sofrida dos escravos africanos, seja de forma física ou espiritual em suas obras. Suas obras de cunho social são: Vozes d’África, A Canção do Africano e Navios Negreiros.
Castro Alves veio a falecer no ano de 1871 e deixou a obra Os Escravos incompleta.
Link: https://brainly.com.br/tarefa/7202341