A dança grega nasce em Creta
O mais interessante é constatar o uso frequente em Creta do gesto simbólico: a dançarina estende os braços horizontalmente, quebra os
antebraços na altura dos cotovelos e coloca-os em oposição, um para o alto, o outro para baixo; no primeiro caso, a palma se abre em
direção ao céu, no outro, em direção à terra. É um gesto reservado à dança: os adoradores cretenses apresentam-se com uma mão à altura do
peito, a outra aberta para a frente, sem dúvida em direção à divindade, normalmente representada com os braços erguidos.
BOURCIER Paul História da dança no ocidente. Tradução de Marina Appenzeller São Paulo: Martins Fontes 2006. p. 21
A passagem lida apresenta uma posição de dança encontrada frequentemente em afrescos e objetos cretenses. A postura é uma referência
a) à natureza comemorativa da dança na Antiguidade clássica, corriqueira em festivais e festividades
b) à essência religiosa da dança entre os gregos, presente em rituais e outras passagens simbólicas
c) ao caráter formal da dança na Antiguidade, marcada por movimentos dos membros em ângulos retos.
d) aos passos tradicionais da dança greco-romana, que nos séculos seguintes serviriam de base para o balé.
e) à deusa Gaia, considerada mãe dos homens e retratada apontando para o céu (o divino) e a terra (o mundo
Anexos:
Respostas
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2
Resposta:
letra C
Explicação:
ao caráter formal da dança na antiguidade marcada por movimento do membros em ângulos retos
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