Com base nesse modelo atômico, o estudo que contribuiu para o entendimento da luz foi executado pelo cientista
Werner Heisenberg.
Niels Bohr.
Joseph Thomson.
John Dalton.
Ernest Rutherford.
Respostas
Resposta:
O criador desse modelo atômico foi Neils Bohr
O modelo atômico que vemos na figura, que contribuiu para o entendimento da luz gerada em fotos de artifício, é o que foi concebido por Niels Bohr.
Existem quatro principais modelos atômicos criados por cientistas, com o intuito de descrever o átomo e suas características.
O primeiro foi criado por John Dalton, que era conhecido como modelo da bola de bilhar. Nesse modelo, o átomo seria indivisível como uma bola de bilhar, e não era composto por partículas menores.
O modelo seguinte foi proposto por Joseph Thomson, e foi o primeiro a indicar a presença de partículas menores na composição do átomo. Seu modelo ficou conhecido como pudim com passas, pois dizia que os elétrons (cargas negativas) ficavam incrustrados ao redor da sua superfície.
Após isso, Ernest Rutherfod afirmou que o átomo não era composto de elétrons em sua superfície, mas sim elétrons orbitando um núcleo positivamente carregado.
Por fim, Niels Bohr aperfeiçoou o modelo de Rutherford (tanto que o nome do seu modelo é Modelo Atômico de Rutherford-Bohr), dizendo que os elétrons possuem órbitas bem definidas ao redor do núcleo, baseadas em seu nível de energia. Quando esses elétrons ganham ou perdem energia, saltam de uma órbita pra outra, emitindo radiação em forma de luz.
Assim, concluímos que foi o estudo de Bohr que deu origem ao entendimento da luz gerada nos fogos de artifício.
Para aprender mais sobre o modelo de Bohr, acesse https://brainly.com.br/tarefa/13418542