Contextualizando o surgimento da filosofia e sua importância para o mundo ocidental, podemos situar esse período de acordo com alguns fatores. Assinale a alternativa que corresponde aos fatores que contribuíram para o surgimento da filosofia.
a) Expansão da navegação marítima, invenção da moeda e da escrita, desenvolvimento das Cidades-Estados na Grécia.
b) Expansão marítima, Revolução Industrial e o desenvolvimento das Cidades-Estados.
c) Desenvolvimento da escrita e da imprensa.
d) Independência do Brasil.
Respostas
Alternativa correta seria a letra
a) Expansão da navegação marítima, invenção da moeda e da escrita, desenvolvimento das Cidades-Estados na Grécia.
Explicação passo-a-passo:
No período da Grécia antiga, notamos que os Gregos possuíam um desempenho intelectual muito avançado, controlando o medo que era eminente em sociedades.
Deste modo, o Grego antigo passou a buscar experiências sem precisar da religião para refletir sobre as questões da alma, buscaram entender o que era a razão e a moral, a partir do questionamento e da busca do belo, surgindo assim o pensamento filosófico na antiguidade que forneceu base para a filosofia até os dias de hoje. Desde então, a filosofia é a atividade que se dedica a compreender, identificar e comunicar a realidade através de conceitos lógico-racionais. Ela surgiu do abandono gradativo das explicações dadas pela mitologia (desmitificação) e a busca por um conhecimento seguro.
Os principais fatores para o surgimento da filosofia na Grécia foram o contato do povo grego com outros povos, adquirindo novos conhecimentos e modos de entender o mundo e seus fenômenos, as viagens marítimas mostraram também que os mares não tinham monstros como as lendas, assim mitos foram se afogando com o passar do tempo.
Também foi importante a criação de moedas, calendário e da escrita que proporcionaram aos gregos uma abstração maior e um desenvolvimento da racionalidade.
Aos poucos, essa mentalidade se os gregos daquela época tinham foi se transformando. Alguns fatores fizeram com que algumas pessoas na Grécia antiga passassem a relativizar este conhecimento e pensar em novas possibilidades de explicação.
Dessa relativização, nasce a necessidade de encontrar explicações cada vez melhores para todas as coisas. A crença vai dando lugar à argumentação, à capacidade de convencer e dar explicações baseadas na razão, o lógos.