• Matéria: Química
  • Autor: jeniferlopessouza
  • Perguntado 4 anos atrás

O lutécio foi descoberto por um químico chamado Jean-Charles Marignac 1878 em Genève - Suíça, quando o mesmo descobriu um novo elemento o qual deu a nomenclatura de terra iterbia (atualmente chamado de érbia) o qual ele acreditava ser um metal puro. Mais tarde em 1907 um químico francês Georges Urbain conseguiu separar as impurezas da itérbia em dois outros compostos na tentativa de purificá-los para obter as características físicas e químicas do mesmo, mas sem muito sucesso, aos quais deu o nome de neoiterbia e lutércia, respectivamente chamados de itérbio e lutécio atualmente.
Mesmo o lutécio não tento nenhuma função biológica no corpo acredita-se que ele estimula o metabolismo.
É um metal de características físicas sendo dúctil e macio, de cor prateada sendo estável se mantido livre de contado com o ar e a umidade. É usado em tecnologias nucleares e na industrial do petróleo, tendo numero atômico 71 e massa atômica 175.
Sua configuração eletrônica está representada abaixo:
 
1s2  2s2  2p6  3s2  3p6  4s2  3d10  4p6  5s2  4d10  5p6  6s2 4f14  5d1
 
Em relação a sua distribuição eletrônica apresentada acima é correto afirmar que seu número atômico é igual a:


A-71
B-70
C-69
D-68

Respostas

respondido por: ricardonogadv
0

Resposta:

itérbio foi descoberto por um químico chamado Jean-Charles Marignac 1878 em Genève - Suíça, quando o mesmo descobriu um novo elemento o qual deu a nomenclatura de terra iterbia (atualmente chamado de érbia) o qual ele acreditava ser um metal puro.

Perguntas similares