Revolução Inglesa O processo revolucionário inglês teve suas origens no processo de formação do Estado Absolutista inglês. Desde seus primórdios, a monarquia inglesa teve o seu poder limitado pela criação do parlamento inglês. Assinada em 1215, a Magna Carta previa subordinação do rei ao Parlamento. Dessa forma, a consolidação do absolutismo só foi possível a partir da ascensão da dinastia Tudor. No governo de Henrique VIII, a criação do anglicanismo ampliou o poder de ação do rei. Além disso, o rompimento das relações entre o Estado e a Igreja Católica também instituiu o confisco das terras clericais.
Com base nesse texto, a Revolução Inglesa foi motivada
○ pela articulação política entre camponeses e nobres.
○ pela disputa e ocupação de territórios no Oriente.
○ pela organização política baseada no modelo feudal.
○ pelas divergências na organização política e pela influência religiosa.
○ pelas influências do catolicismo contestando a figura do rei.
Respostas
A motivação da Revolução Inglesa foram as: D) pelas divergências na organização política e pela influência religiosa. Letra D.
Os ingleses possuíam um monarca de temperamento difícil, que buscava mais poder do que o que era de direito do governo absolutista. De forma que tal fato causou muita indignação para os burgueses e também para o parlamento. Causando, portanto, diversas divergências no que diz respeito à organização política e à influência da religião.
A Revolução Inglesa resultou em uma necessidade da classe burguesa, pois os burgueses e empresários cada vez tinham mais poder, mas era necessário que estivessem abaixo do rei e da nobreza.
Bons estudos!
Com base nesse texto e nessa imagem, durante o processo de independência das Treze Colônias, o Iluminismo auxiliou a população a
catequizar os indígenas nos moldes do que foi realizado pelos jesuítas.
dividir os lucros coloniais com os indígenas.
expandir uma política centralizadora com prejuízo do federalismo.
interferir nas decisões políticas internas da metrópole.
reivindicar seus direitos à metrópole.
A motivação da Revolução Inglesa foram as: D) pelas divergências na organização política e pela influência religiosa. Letra D.