Qual alternativa cita somente fatos referente a República Velha? *
a) Política dos colonizadores, Política do Café sem leite, coronelismo, voto de cabrito e Revolta da Chibata;
b) Política dos governadores, Política do Mingau com leite, militarismo, voto de cabresto e Revolta da Chibata;
c) Política dos governadores, Política do Café com leite, coronelismo, voto de cabresto e Revolta da Chibata;
d) Palácio dos governadores, Política do Café com leite, coronelismo, voto de cabresto e Eleição da Chibata;
e) Palácio dos governadores, Política do Café sem leite, militarismo, voto de cabrito e Eleição da Chibata;
Respostas
A LETRA C) ESTÁ CORRETA
STONKS
(C) Política dos governadores, Política do Café com leite, coronelismo, voto de cabresto e Revolta da Chibata
A Política dos Governadores foi um acordo político firmado durante o período da República Velha (1889-1930). O intuito era unir os interesses dos políticos locais marcado pelas oligarquias estatais da época juntamente ao governo federal, para assim, garantir o controle do poder político.
A política do café com leite foi uma estrutura de poder empregado no Brasil durante a República Velha (1889-1930), que consistiu no predomínio político dos cafeicultores de São Paulo e dos fazendeiros de Minas Gerais, que se revezavam ocupando a presidência do país.
O Coronelismo é um fenômeno da política brasileira ocorrido durante a Primeira República. Caracteriza-se por uma pessoa, o coronel, que detinha o poder econômico e exercia o poder local por meio da violência e trocas de favores.
O voto de cabresto foi uma forma de controle político muito usada pelos coronéis da República Velha para garantir a eleição de seus candidatos. Era uma forma de controle político e domínio de votos que tinha como base o poder econômico dos coronéis que comandavam o cenário político do período.
A Revolta da Chibata foi um motim organizado pelos soldados da Marinha brasileira de 22 a 27 de novembro de 1910. A revolta organizada pelos marinheiros ocorreu em embarcações da Marinha que estavam atracadas na Baía de Guanabara e foi motivada, principalmente, pela insatisfação dos marinheiros com os castigos físicos.