“O diamante é o combustível que alimenta três das mais violentas guerras africanas. […] Nestes lugares, companhias mineradoras ou seus intermediários estimulam o prosseguimento dos combates fornecendo armas e mercenários. Em alguns casos, apoiam governos, em outros dão suporte a grupos guerrilheiros”. VEJA, 31 maio 2000.1) Os conflitos, aos quais se refere a matéria, estão localizados em Angola, no Congo e em Serra Leoa. Esses conflitos: *
Resultaram da partilha colonial europeia, que criou Estados, segundo seus interesses, sem respeitar as especificidades africanas.
Estabeleceram-se após a Primeira Guerra Mundial, quando os países africanos se aliaram aos europeus.
Diminuíram após a Segunda Guerra Mundial, quando os norte-americanos se retiraram do espaço geográfico africano.
Não preocupam os organismos internacionais, pois prejudicam áreas restritas do continente, sem importância econômica.
Respostas
respondido por:
4
Os conflitos descritos: a) Resultaram da partilha colonial europeia, que criou Estados, segundo seus interesses, sem respeitar as especificidades africanas.
A maior parte das guerras que ainda ocorrem no continente africano são resultantes da partilha da África promovida pelas nações europeias imperialistas durante o século XIX. Tal partilha não considerava as particularidades existentes entre os territórios, o que provocava a convivência forçada entre as tribos rivais.
Essa partilha resultou na criação dos Estados, de acordo com os interesses próprios das colônias europeias.
Bons estudos!
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás