Respostas
Resposta:
Criada no ano de 1988, com o intuito de garantir os direitos fundamentais dos brasileiros, a Constituição Federal brasileira garante a todos o livre acesso ao ensino de qualidade. Sendo assim, facilitar o ingresso à educação pela melhoria no acesso às Unidades de Ensino e do crescimento econômico das famílias para reduzir a evasão escolar é fundamental.
Apesar de ter reduzido nas últimas décadas, a problemática do abandono educacional ainda é bastante perturbador. Segundo o Ministério da Educação, cerca de 11% dos alunos do ensino médio abandonaram os estudos nos últimos anos. Na maioria das vezes por motivos de distância e de falta de transporte escolar. Portanto, fica evidente o descaso por parte do poder público em prol do ensino no Brasil, que, quase sempre, prefere custear os "luxos" do Estado em detrimento da educação.
Ademais, o fator financeiro também deve ser considerado. Pois muitas vezes os estudantes têm que deixarem os estudos para ajudarem nas despesas de casa, principalmente nas regiões mais carentes, como no Nordeste, por exemplo, em que a renda per capta é de torno R$ 770,00 reais, por mês, conforme o IBGE apresenta. Desse modo, os impactos econômicos produzidos na sociedade são notórios. É necessário o engajamento social em prol de melhoras financeiras por todo o país, e não somente nos locais mais próximos aos grandes centros urbanos.
Portanto, combater a evasão escolar é urgente. Cabe ao MEC, identificar as pessoas que poderiam estar estudando, por intermédio de visitas residenciais, a partir daí, realizar as matrículas dos que desistiram de estudar, nas escolas mais próximas, de preferência, com a finalidade de incluir todos no meio educacional. Paralelo a isso, o Governo deve promover o crescimento financeiro, por meio de cursos profissionalizantes e empréstimos, para que cada um possa abrir seu próprio comércio, com o objetivo de que o chefe de família conquiste sua própria estabilidade financeira. Quem sabe assim, o Brasil se tornará um país mais justo, pois como bem disse o filósofo Immanuel Kant, "o ser humano é aquilo que a educação faz dele".