A glicólise é a via bioquímica de geração de energia para as células vivas. Ela é composta por uma sequência de 10 reações, em que uma molécula de glicose é oxidada, dando origem a duas moléculas de piruvato, duas moléculas de ATP (Adenosina Trifosfato) e duas moléculas de NADH + (Nicotinamida Adenina Dinucleotídeo reduzida). Estes componentes serão introduzidos na fase aeróbica da respiração celular que ocorre nas mitocôndrias. Além disso, cada uma das 10 reações é catalisada por enzimas diferentes.
No quadro a seguir são representadas as 10 reações da glicólise. Veja!
Sendo assim, com base em nossos estudos a respeito das etapas da glicólise, em relação as reações bioquímicas 1, 3 e 10, analise as afirmativas a seguir.
I. Todas as reações são catalisadas por enzimas com ação irreversível.
II. Todas as reações são catalisadas por enzimas que consomem ATP.
III. Todas as reações possuem como substrato da enzima um composto de seis carbonos.
IV. Todas as reações apresentam transferência de grupos fosfato.
Está correto o que se afirma em:
I e IV, apenas.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
Respostas
Resposta:
Resposta: II e IV apenas;
Explicação:
A PRIMEIRA REAÇÃO é a transferência de um grupo fosfato para a molécula de glicose. Uma reação catalisada pela enzima HEXOCINASE que utiliza molécula de ATP, portanto consomem energia (ATP).
A TERCEIRA REAÇÃO, a frutose 6 fosfato, recebe outro fosfato, vindo de mais uma molécula de ATP, portanto também consomem energia (ATP).
Por fim, a DÉCIMA REAÇÃO, a molécula de fosfoenolpiruvato sofre ação da enzima piruvatocinase, onde ocorre a remoção do grupo fosfato restante, formando um composto de PIRUVATO. Pela remoção do grupo fosfato, é possível transferir para um ADP, e então se forma mais um ATP a partir de FOSFOENOLPIRUVATO. Onde também há consumo de energia.
As três reações acima citadas, não sofrem ações irreversíveis e nem somam compostos de 6 carbonos