• Matéria: Sociologia
  • Autor: erijohnsonsousatikto
  • Perguntado 4 anos atrás

faça uma pesquisa sobre "branquitude".escreva no Google o termo e verifique as respostas.​

Respostas

respondido por: ryaangabriel01
2

Resposta:

No meio do debate sobre o racismo, a branquitude é uma palavra-chave que pode causar confusão.

O termo começou a ganhar espaço entre estudantes e universidades em 2000 e descreve um fenômeno que é diferente do racismo, ainda que faça parte dele. Ao invés de ser baseada na relação entre brancos e negros, a branquitude é a construção, com o passar do tempo, da visão do branco como superior.

Você se define a partir da inferioridade do outro. O branco não é raça, é a humanidade”, diz o historiador Jonathan Raymundo.

Raymundo, bacharel e licenciado em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), resgata uma pensata do escritor e ativista norte-americano James Baldwin, que resume o conceito: “Branco é a metáfora do poder”.

Para o especialista, a branquitude é tanto social quanto cultural: “Isso aqui é música negra, aquilo teatro negro ou literatura negra. Você não vê do outro lado a música branca, o teatro branco e a literatura branca, porque o branco é a música, o teatro e a literatura”.

“Como já cantou Caetano: ‘Narciso acha feio o que não é espelho’”, comenta Clementino Júnior, professor e cineasta, fundador do Cineclube Atlântico Negro.

Clementino faz referência ao conceito de “pacto narcísico da branquitude”, termo cunhado em 2002 pela psicóloga Cida Bento, diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, que descreve um acordo não-verbal no qual brancos em cargos de poder asseguram entre si posições de privilégio - fenômeno presente desde entrevistas de emprego a politicas públicas, calcado no "confiar em seus iguais".

espero ter te ajudado :)

Perguntas similares