Observando os desdobramentos históricos que vão da Revolução de 1930 até a promulgação da Constituição de 1934, podemos afirmar:
Respostas
Resposta: C) Que o país viveu um turbulento processo, culminado com a quebra da hegemônia das oligarquias políticas no plano federal.
Explicação: É a certa no CMSP.
A alternativa correta quanto aos desdobramentos históricos que vão da Revolução de 1930 até a promulgação da Constituição de 1934 é a letra C) Que o país viveu um turbulento processo, culminado com a quebra da hegemonia das oligarquias políticas no plano federal.
O período de 1930 a 1934 foi o período onde se teve o chamado Governo Provisório da Era Vargas, quando Getúlio Vargas tomou o poder após a Revolução de 1930.
A Revolução de 1930 resultou no fim da Primeira República, e se deu através de disputas oligárquicas entre indivíduos do estado de São Paulo contra cidadãos de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul. São Paulo e Minas eram os estados que formavam a antiga política do café com leite, pois apenas os dois estados tinham o poder, e por isso o termo "oligarquia", que significa o poder na mão de poucos.
Vargas assume em 1930 em um governo que seria provisório, mas que ficou no poder por quinze anos. Dentre as características do Governo Provisório (1930-1934), estão: governo centralizador, suspensão da Constituição Federal de 1891, fechamento de espaços como Congresso Nacional, Assembleias Legislativas e Câmaras dos municípios.
Veja mais sobre o Governo Provisório em:
https://brainly.com.br/tarefa/44018493