Que a tecnologia melhorou a nossa vida, isso é um fato. A gente nem se lembra mais como era viver num mundo sem internet ou celular (para falar a verdade, ainda me lembro daquele toque esquisito de quando a internet estava se conectando com a linha de telefone fixo, mas vou parar por aqui, senão entrego a minha idade, rs). A questão é que a praticidade dos aparatos tecnológicos mudou a forma como consumimos conteúdos, nos comunicamos e até como lemos livros. Foi assim que os e-books chegaram até nós.
Falando por mim, eu fui a típica pessoa cética que jurou nunca ler um e-book e hoje lê mais livros digitais que físicos. Não é por mal, mas, na correria do dia a dia, praticidade não é algo que a gente goste de recusar. Porém, o que eu percebi é que a relação livros digitais X livros físicos tem vantagens e desvantagens de ambos os lados. Vou te mostrar quais são.
Apesar de os sites informarem que pode levar até uma hora, o e-book fica disponível para leitura quase instantaneamente após a compra (por que choras, Correios?). Esse é o sonho de qualquer leitor ansioso que não aguenta esperar a chegada do livro.
Um e-book não é apenas um livro. Ele traz também vários recursos para ajudar a leitura, como dicionário, pesquisa de palavras, grifos, personalização do tamanho da letra, entre outros. Quem não sabe onde guardar os livros encontra a solução perfeita na biblioteca digital. Como livros digitais não incluem os custos de impressão, geralmente são mais baratos (apesar de que várias vezes eu encontrei e-books mais caros que os livros físicos. Entendi nada…).
É preciso ter atenção à bateria do e-book, afinal, como todo dispositivo eletrônico precisa ser recarregado. Caso esqueça, corre o risco de ele apagar quando você mais precisa saber o que vai acontecer com aquele personagem.
Você não pode emprestar livros (ainda não sei se isso é uma desvantagem, rs.) Brincadeira, é sim. Eu gosto de emprestar e gosto mais quando devolvem os livros. Nem todos os livros estão disponíveis em e-book, principalmente os mais antigos. Aliás, procurei um esses dias e não encontrei.
Muitas são as vantagens dos livros físicos, pois eles não precisam ser recarregados e nunca irão apagar no momento mais emocionante da história ou quando você queria aproveitar o tempo para ler, mas esqueceu o carregador em casa.
A lei da gravidade é cruel com eletrônicos que caem, e uma tela quebrada pode tornar a leitura um momento muito difícil. Quando o livro cai no chão, o máximo que acontece é amassar a página (o que também pode causar um aperto no coração dos apaixonados pelo papel, como o meu caso).
Uma mania de leitor é perceber quanto do livro já foi lido e quanto falta, até para notar se a história ainda vai se desenrolar muito. Os livros digitais geralmente indicam quanto tempo leva até concluirmos a leitura e qual a percentagem do que já foi lido, mas não é a mesma coisa. Ok, essa não é exatamente uma vantagem para todos, mas é um dos cheiros que eu mais amo na vida. Vocês já cheiraram um livro novo? Se ainda não, façam já!! Os leitores sempre trazem o prazer de folhear o livro de papel e não abrem mão do cheiro do livro novo.
Livros físicos são de papel, e todo o papel está sujeito ao desgaste, a ficar amarelo ou a perder a tinta. O preço é consideravelmente mais caro, dependendo do livro. Alguns livros são verdadeiras agressões à nossa coluna, com algumas centenas de páginas. É difícil até segurá-los para ler.
Eu preciso comprar um leitor digital para ler e-books? Não. Atualmente, dá para ler livros digitais no seu celular, tablet ou até no computador, basta baixar o app Kindle.
A vantagem em comprar um leitor digital está, sobretudo, na tela, que usa uma nova tecnologia de tinta digital (e-link) e se iguala à leitura de folhas de papel. Isso significa que, apesar de mostrar uma tela preto e branco, não tem luz de fundo, por isso, não cansa os olhos e não reflete luz como outros aparelhos, permitindo uma leitura perfeita, mesmo num dia com muita claridade. Hoje eu uso um e gosto bastante. Mas eu preciso mesmo escolher um? Muitas vezes, o nosso problema reside em vivermos numa dualidade de duas opções e exclusões. Ao escolher um, automaticamente anulo o outro, e se a vida não é assim, a leitura também não.
Escolha uma opção:
A. linguagem formal para se distanciar do leitor.
B. linguagem informal para se aproximar do leitor.
C. linguagem científica que só interessa aos pesquisadores.
D. linguagem poética para expressar a emoção do eu-lírico.
E. linguagem regional com modo de expressar específico.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Sei n mano foi mal duro
Explicação:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás