Respostas
Resposta:
A características do Antigo Regime são o Absolutismo, isto é, o rei era a figura máxima do estado; juntamente com a influência direta da Igreja com o Estado, a centralização do poder nas mãos dos reis, juntamente com a influência e poder regional dos nobres. Poder é uma palavra originada do latim e tem a mesma raiz que a palavra potência. Ambas remetem à capacidade de fazer algo, de empreender algo. Com o passar do tempo, poder também passou a significar a capacidade de impor, de mandar e de submeter os outros à própria vontade. Podendo ser político, econômico, familiar ou de persuasão, esse elemento social acompanha a humanidade desde os seus primórdios. A fascinação com o poder rendeu boas teorias filosóficas, antropológicas e sociológicas na tentativa de desvendar o que há por trás dele.
Leia também: Minorias – grupos a quem é destinado pouco poder dentro da sociedade
O que é poder para a filosofia
Poder é potência, não é à toa que as duas palavras têm a mesma origem e praticamente o mesmo significado. A única diferença semântica de potência para poder é que a primeira denota uma capacidade futura, virtual, de transformar-se ou fazer-se. A palavra poder denota a capacidade presente de fazer.
O poder é força, capacidade e, ao mesmo tempo, autoridade. Trata-se da capacidade de imposição ou de conquista, seja pela força bruta, seja pelo convencimento. A capacidade de convencimento torna as pessoas poderosas, tanto pela argumentação, quanto pelo charme carismático e apaixonante.
Explicação: