Antes da colonização, os índios que habitavam o território (hoje denominado Brasil) tinham uma cultura similar em alguns pontos, tais eram: organização social baseada no coletivismo; ausência de política, Estado e governo; ausência de moeda e de trocas mercantis; religiões politeístas baseadas em elementos da natureza; e ausência da escrita. Comparada a atividade agrícola exercida pelos colonizadores portugueses a atividade agrícola indígena não alterava ou agredia tanto assim o meio ambiente, pois: *
a) essas sociedades indígenas produziam apenas para seu consumo próprio (não comercializavam seus produtos) e também já conheciam técnicas para evitar o desgaste do solo.
b) na verdade essas sociedades indígenas não praticavam a agricultura, apenas colhiam produtos que a natureza oferecia.
C) era a pesca a principal atividade produtora de alimentos dessas sociedades indígenas.
d) na época da colonização a quantidade de indígenas no território onde hoje é o Brasil era pequena, sendo assim a quantidade de produtos agrícolas comercializado entre eles era muito pouca.
Respostas
A atividade agrícola indígena não alterava ou agredia tanto o meio ambiente, pois: a) essas sociedades indígenas produziam apenas para seu consumo próprio (não comercializavam seus produtos) e também já conheciam técnicas para evitar o desgaste do solo.
Antes da chegada por portugueses, a vida dos índios era bastante pacata, em que cada povo indígena possuía sua própria cultura, sua religião e seus costumes, além de viverem basicamente da caça, da pesca e da agricultura.
O contato com os portugueses, resultou em diversos prejuízos para os indígenas, pois foram enganados, explorados, escravizados e mesmo massacrados.
Depois do contato, em especial, atualmente, existem apenas cerca de 400 mil índios no Brasil, que em sua maioria perderam diversos traços culturais originais.
Bons estudos!