• Matéria: História
  • Autor: anonimo1554
  • Perguntado 4 anos atrás

Analise o excerto do historiador Perry Anderson:   Foi no campo, é claro, que se originou a crise final da Antiguidade. Enquanto as cidades estagnavam ou minguavam, era na economia rural que aconteceram mudanças de mais longo alcance, pressagiando a transição de um a outro modo de produção. Os limites inexoráveis do modo de produção escravista tinham ficado claros quando as fronteiras imperiais pararam de avançar: foi isso o que precedeu e pavimentou o desarranjo político e econômico do século III  [...]   ANDERSON, Perry. Passagens da Antiguidade ao Feudalismo. São Paulo: Editora Unesp, p. 105.   O excerto explicita que um dos principais motivos da crise do império romano foi Alternativas


Alternativa 1: a invasão dos povos bárbaros que acelerou o processo de urbanização do Império Romano.

Alternativa 2: o aumento do cristianismo que combateu o sistema de trabalho escravo que até então sustentava aquela sociedade.

Alternativa 3: a anarquia militar que possibilitou o enfraquecimento da sociedade e a consequente conquista pelos povos bárbaros.

Alternativa 4: a crise escravista que se estabeleceu no Império a partir do momento em que as fronteiras imperiais pararam de crescer e consequentemente o número de escravos.


Alternativa 5: o desarranjo político e social dentro de Roma que levou a abandonar o sistema escravista pelo sistema de servidão o que permitiu a salvação do Império Romano na região da Gália, que futuramente se chamaria Reino Franco. ​

Respostas

respondido por: ceiaosilva1515
0

Resposta:

Explicação:

Um dos principais motivos da crise do imperio romano

Perguntas similares