• Matéria: História
  • Autor: niculaissouza
  • Perguntado 4 anos atrás

ajuda questões de história​

Anexos:

Respostas

respondido por: lugponce
1

1- Os países africanos foram colonizados pelos europeus em um evento conhecido como neocolonialismo ou imperialismo, que se deu entre os séculos XIX e XX. Tanto as atuais fronteiras na África como algumas das línguas faladas são herança desse período, uma vez que os colonizadores ignoraram a herança histórica e cultural dos povos que originalmente habitavam o continente e impuseram seus próprios ideais e cultura.

2- A industrialização da Europa levou a uma disputa comercial, uma vez que a população europeia não constituía um mercado consumidor grande o suficiente para a oferta de produtos. A solução para esse problema foi expandir o alcance do mercado, através da colonização dos continentes africano e asiático.

3- A Conferência de Berlim foi uma reunião entre diversos países imperialistas, sendo a maior parte países europeus, com o objetivo de repartir a África e Ásia entre eles, afim de atender os interesses comerciais da Europa e dos Estados Unidos. A conferência também instituiu relações e tratados comerciais entre as nações envolvidas.

4- A Bélgica, a França e a Inglaterra receberam a maior parcela de território no continente africano através da Conferência de Berlim.

5- A colonização belga foi marcada por intensa brutalidade aos habitantes locais. Eram comuns atitudes punitivas e desumanas.

6- A Missão Civilizatória era a ideia de que a civilização europeia era superior aos demais povos. Por isso, os europeus teriam como destino e obrigação espalhar suas ideias para populações que eles julgavam não civilizadas, como as tribos e nações já existentes no continente africano durante a colonização. Contudo, essa filosofia era baseada em ideais racistas e eurocêntricos, e hoje sabemos que a "evidência científica" utilizada para justificar as atrocidades cometidas pelos europeus é falsa.


niculaissouza: thankiu
Perguntas similares