• Matéria: Geografia
  • Autor: belareimberg547
  • Perguntado 4 anos atrás

Cite as principais correntes migratórias do continente europeu na década de 1950.​

Respostas

respondido por: wb7088550
0

Resposta:

Bom é muito provavel que o  Brasil recebeu aproximadamente seis milhões de imigrantes, se tomarmos como referência a chegada dos portugueses no ano de 1500. O número preciso de africanos de diferentes etnias que foram obrigados a migrar ao país em virtude da escravidão é desconhecido,

sendo estimado em até quatro milhões de indivíduos. Analisaremos essas correntes migratórias para o Brasil de acordo com as divisões regionais do IBGE.

Região Norte: Predomínio de imigrantes portugueses. Podemos destacar, no início do século XX, a presença de imigrantes japoneses, que iniciaram plantações de chá e juta, assim como os imigrantes sírio-libaneses, que chegaram à região para trabalhar no comércio.

Região Nordeste: Predomínio de imigrantes portugueses e africanos. Em momentos esporádicos, invasões holandesas e francesas também acabaram mudando o panorama da população local, ainda que não tiveram a mesma dimensão que as colonizações italiana e alemã tiveram em outras regiões.

Região Centro-Oeste: Predomínio de imigrantes portugueses.

Região Sudeste: Predomínio de imigrantes portugueses e africanos. Nos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, também apareceram os imigrantes suíço-alemães, que chegaram ao Brasil na primeira metade do século XIX, na primeira experiência do governo brasileiro para atração de imigrantes.

Região Sul: Em razão de motivos estratégicos relacionados à ocupação de fronteiras pela presença de agricultura familiar, praticada em pequenas propriedades, houve o predomínio de correntes europeias diversas, podendo ser mais bem compreendidas de acordo com o estado:

Paraná - Na porção noroeste, presença de japoneses. No restante do estado, presença de italianos, alemães e eslavos (ucranianos, poloneses, russos), principalmente na região de Curitiba.

ABRAÇO!


belareimberg547: são as correntes migratórias da Europa não do Brasil
Perguntas similares