Leia o texto a seguir.
Quase 85 mil pessoas chegaram à Itália, que afirmou na semana passada estar sobrecarregada, e pediu ajuda de outros países europeus.
Mais de 100 mil migrantes e refugiados chegaram desde janeiro à Europa depois de atravessar o Mar Mediterrâneo, e 2.247 morreram ou são considerados desaparecidos depois que tentaram a travessia [...].
Quase 85 mil chegaram às costas italianas, 9.300 na Grécia e 6.300 desembarcaram na Espanha. No total, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) calcula em 101.210 o número de chegadas [...].
No mesmo período de 2016 – entre 1 de janeiro e 3 de julho – o número de chegadas à Europa foi duas vezes superior (231.503). A diferença este ano é que quase 85% dos migrantes desembarcaram na Itália, enquanto em 2016 a maioria chegou à Grécia. Na semana passada, a Itália ameaçou impedir a entrada em seus portos de navios com bandeira estrangeira que transportam migrantes resgatados no Mediterrâneo.
O tema “não pode ser visto como um problema somente para a Itália, e sim como uma questão de toda a Europa”, disse o diretor-geral da OIM. A Guarda Costeira italiana, que coordena as operações de resgate no Mediterrâneo, explicou que inúmeros barcos estrangeiros, vários deles fretados por organizações não governamentais, participam destas operações.
Os migrantes são transportados a portos italianos, de onde costumam ser divididos nos vários centros de acolhida da península, que estão saturados. Dos 3.000 migrantes que morreram em todo o planeta desde o início do ano, mais de 2.200 perderam a vida quando tentavam chegar à Europa.
Disponível em: Acesso em: 15 set. 2017. (Adaptado)
1. (UFGD 2017, adaptada) No que se refere à questão da migração, assinale a alternativa correta. *
1 ponto
A) Esses emigrantes ao chegarem à Europa buscam por empregos. Esses movimentos migratórios procuram apenas moradia em lugares mais quentes que os seus países de origem.
B) Esses movimentos migratórios estão fundamentados na busca por melhores condições de vida, além da fuga de guerras, fome e miséria.
C) Esse deslocamento da população ocorre apenas em função de diferenças no nível de desenvolvimento regional.
D) Esse movimento se chama migração temerária em que há deslocamentos de pessoas em determinados períodos do ano para trabalharem e depois retornam após a realização do trabalho.
2. (Brasil Escola) A população da Europa, nas últimas décadas, passou por importantes transformações estruturais que refletem na dinâmica política e econômica dos países europeus. São duas características gerais da população europeia: *
1 ponto
A) alta natalidade e a alta taxa de mortalidade infantil.
B) baixa fecundidade nas áreas rurais e a baixa longevidade.
C) elevada taxa de mortalidade infantil e o grande número de idosos.
D) baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
1B) Esses movimentos migratórios estão fundamentados na busca por melhores condições de vida, além da fuga de guerras, fome e miséria
2D) baixa taxa de natalidade e alta expectativa de vida
Explicação:
(⌐■-■)
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás